25 de abril de 2024

Londres propõe transformar túneis de metrô abandonados em ciclovias

Sistema de trens subterrâneos da capital britânica é o mais antigo e extenso do mundo, com mais de 400km de extensão e vários trechos desativados devido às sucessivas modernizações

Não é de hoje que a cidade de Londres vem investindo maciçamente em projetos de mobilidade urbana com o intuito de desafogar o pesado trânsito de suas ruas. Poucos meses após o anúncio de um projeto de ciclovia flutuante ao longo do lendário rio Tâmisa, um novo a ambicioso projeto propõe a reutilização de túneis de metrô abandonados há anos e tranformá-los em gigantescas ciclovias subterrâneas.

Vale lembrar que o sistema de trens subterrâneos da capital britânica é o mais antigo e extenso do mundo, contando com mais de 400km de extensão e vários trechos desativados devido às sucessivas modernizações que o sistema de metropolitano de Londres sofreu ao longo de seus 152 anos de existência.

A proposta, que recebeu o prêmio de melhor projeto conceitual do London Planing Awards, sugere o reaproveitamento de uma rede de centenas de quilômetros de túneis de metrô desativados para a utilização por ciclistas e pedestres. O ambicioso projeto prevê a instalação de restaurantes e cafés ao longo das pistas subterrâneas, além da utilização de um tipo especial de pavimento que utiliza energia cinética, para gerar eletricidade através do atrito das rodas das bicicletas e dos calçados dos pedestres.

https://www.youtube.com/watch?v=fkw8BngECz0#t=15

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização