18 de abril de 2024
Pivot LES Fat

Pivot Cycles LES Fat, a fat bike mais polivalente do mercado

Nova bicicleta do fabricante estadunidense é compatível com nada menos que 4 formatos de rodas diferentes (26 x 3.8, 26 x 4.8, 27.5+ e 29+)

De olho no crescente e rentável mercado das fat-bikes, a marca norte-americana Pivot Cycles anuncia o lançamento do modelo LES Fat, uma incrível e bicicleta de rodas gordas, cuja principal característica é a sua versatilidade.

Atenta às exigências do mercado, a Pivot desenvolveu um quadro em fibra de carbono com a característica inédita de ser compatível com nada menos que 4 medidas de rodas diferentes (26 x 3.8, 26 x 4.8, 27.5+ e 29+), sem a alteração de sua geometria. Além disso, o modelo é compatível com grupos transmissores de uma ou múltiplas velocidades. Tudo isto graças ao revolucionário e exclusivo eixo traseiro ajustável Swinger II.

A mais recente contratação da equipe Pivot Cycles, o norte-americano Aaron Chase, mostra do que a nova LES Fat é capaz
A mais recente contratação da equipe Pivot Cycles, o norte-americano Aaron Chase, mostra do que a nova LES Fat é capaz

Apesar de relativamente nova no mercado, a Pivot Cycles é um dos fabricantes de bicicletas que mais tem investido na inovação de seus produtos e a nova LES Fat é um bom exemplo disso. O triângulo dianteiro de seu quadro é compatível tanto com garfos rígidos quanto amortecedores, graças a sua caixa de direção Zero Stack e a espaçadores internos intercambiáveis. Na configuração original, a roda é fixada ao garfo através de um robusto eixo sólido de 15 x 150mmm, capaz de proporcionar a rigidez e a segurança necessárias para poder encarar todo tipo de terrenos sem maiores preocupações.

A nova Pivot LES Fat é compatível tanto com garfos rígidos quanto amortecedores
A nova Pivot LES Fat é compatível tanto com garfos rígidos quanto amortecedores

O grande destaque na construção deste quadro é, sem dúvida, sua capacidade de albergar diferentes bitolas de roda. Para isto, conta com um sistema patenteado, o Swinger II, capaz de alterar o comprimento dos stays e proporcionalmente reduzir a altura da caixa de centro, permitindo a utilização de rodas com 26 polegadas, nas larguras de pneus 3.8 e 4.8″, bem como os novos e ainda pouco utilizados formatos 27.5+ e 29+.

A nova Fat Bike é compatível com rodas nas medidas 26 x 3.8, 26 x 4.8, 27.5+ e 29+
A nova Fat Bike é compatível com rodas nas medidas 26 x 3.8, 26 x 4.8, 27.5+ e 29+

Para o ajuste, basta utilizar uma chave do tipo allen e regular os dropouts de cada lado do quadro. Para manter a rigidez do conjunto, as rodas são fixadas ao quadro através de um enorme eixo fixo de 197 × 12mm.

Detalhe dos dropouts ajustáveis Swinger II
Detalhe dos dropouts ajustáveis Swinger II

A LES Fat conta também com uma caixa de centro no padrão Press Fit com 132 milímetros e um exclusivo pedivela desenvolvido pela conceituada e*Thirteen exclusivamente para este modelo, que oferece um baixo fator Q e um alinhamento de corrente otimizado para as múltiplas medidas de rodas que esta bicicleta é capaz de acomodar.

Outros detalhes que fazem a diferença em relação aos outros modelos de fat bikes do mercado incluem o roteamento interno dos cabos e conduítes de marcha e do canote de selim telescópico e nada menos que três (!!!) ancoragens para a instalação de porta caramanholas.

A nova Pivot LES Fat será comercializada ao preço recomendado de 3.066 dólares (quadro, com caixa de direção e garfo rígido de carbono),5.539 dólares (bicicleta completa, com grupo transmissor SRAM X01) e 6.245 dólares (bike completa com grupo SRAM X01 e rodas DT Swiss 350/2250).

Especificações técnicas

  • Quadro Pivot LES Fat de fibra de carbono. Caixa de direção Zero Stack e dropouts ajustáveis com tecnologia Swinger II. Roteamento interno de cabos e conduítes. Caixa de centro Press Fit 132. Geometria otimizada para múltiplas medidas de roda (26 x 3.8, 26 x 4.8, 27.5+ e 29+).
  • Garfo rígido Pivot LES Fat Carbon Disc, com opção para amortecedor RockShox Bluto RL Solo Air com 120 milímetros de curso.
  • Gruo transmissor SRAM X01 de 1 x 11 velocidades, com pedivela e*Thirteen TRS e coroa de 30 dentes.
  • Freios a disco de acionamento hidráulico SRAM Guide R, com rotores de 180/160 milímetros de diâmetro (dianteiro/traseiro).
  • Rodas Sun Ringlé Mulefut de 26 polegadas, montadas com pneus Maxxis Mammoth na medida 26 x 4.0″ (dianteira/traseira), com opção para rodas DT Swiss 350/2250.
  • Peso não declarado. Três medidas de quadro disponíveis (S, M e L).

Maiores informações: Pivot Cycles

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização