22 de abril de 2024

Hannah Barnes vence primeira etapa do Tour Ciclístico Feminino de San Luis

Clemilda Fernandes da Seleção Brasileira é a sexta colocada na classificação geral individual. Camila Coelho é líder de Montanha

Atletas de dezenove equipes da América e Europa deram o pontapé inicial para o Tour Feminino de San Luis 2015 neste domingo (11). A prova é disputada na Argentina e contou com mais de 120 ciclistas que alinharam para a primeira largada da competição que terá seis etapas nesta edição. A vencedora foi a ciclista britânica Hannah Barnes, da equipe americana UnitedHealthCare.

O destaque do Brasil foram as atletas Luciene Ferreira (Funvic/São José dos Campos), na 10ª colocação, e Clemilda Fernandes, da Seleção Brasileira, na 15ª posição. Entre as demais atletas da Seleção, Janildes Fernandes terminou na 16ª colocação, Daniela Lionço na 26ª, Ana Paula Polegatch na 34ª e Camila Coelho na 35ª.

Camila Coelho - Foto: CBC / Divulgação
Camila Coelho – Foto: CBC / Divulgação

Apesar de estar fora do pódio, o trabalho em equipe da Seleção Brasileira voltou a funcionar muito bem nesta primeira etapa do Tour. Em vários momentos as brasileiras chegaram a liderar o grupo principal, com destaque para a ciclista Camila Coelho que fez uma prova bastante agressiva e terminou com a liderança na classificação de montanha. Nos quilômetros finais, Daniela Lionço, que fazia o papel decisivo de embalar as suas companheiras, teve um pneu furado, o que acabou prejudicando diretamente a tática da seleção, tirando qualquer chance de vitória.

Na classificação geral, Hannah Barnes é a líder. Clemilda Fernandes é a melhor brasileira. Após ser terceira colocada em uma Meta Volante (Chegada intermediária), Clemilda somou bonificação por tempo e ocupa a 6ª colocação geral a 14s. Luciene Ferreira é a segunda melhor brasileira na 13ª colocação a 15s. Janildes aparece na 18ª colocação, também a 15s da líder.

Entre as equipes, a Seleção Brasileira terminou a etapa na 4ª colocação geral. Pela classificação de montanha, Camila Coelho acumulou seis pontos e será a primeira a vestir a camiseta de líder da categoria. “A tática da equipe foi fundamental para conseguir terminar a etapa liderando a classificação de montanha. Essa é uma conquista de todo o grupo”, destacou Camila.

Programação

  • 12/01 – 2ª Etapa (74,1km) – V. Mercedes / V. Mercedes
  • 13/01 – 3ª Etapa (63,4km) – Merlo/Merlo
  • 14/01 – 4ª Etapa/CRI (12,8km) – El Durazno/El Durazno
  • 15/01 – 5ª Etapa (62,6km) – V. de la Quebrada / Mirador del Potrero
  • 16/01 – 6ª Etapa (80,4km) – San Luis / San Luis

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização