23 de abril de 2024

Mongoose lança no mercado norte-americano bicicleta híbrida de BMX e Fat-Bike

Produto será comercializado com exclusividade nos supermercados da rede Walmart dos Estados Unidos

A marca Mongoose lançou com exclusividade no mercado norte-americano um novo modelo de bicicleta recreacional, misto de BMX e Fat-Bike. Com um visual bizarro e a promessa de diversão garantida, a nova BMax será vendida com exclusividade nos supermercados da rede Wal Mart dos Estados Unidos.

MongooseEquipada com rodas aro 20″, montadas em pneus com 4.25 polegadas de largura, a BMax é basicamente uma BMX adaptada para utilizar rodas gordas. Embora seu peso não tenha sido divulgado, informações obtidas no website do Walmart indicam o peso da bicicleta, embalada em sua caixa original, em 60,1 libras, algo em torno de 27kg. Nada leve, mesmo para uma bicicleta recreacional!

Como em uma BMX convencional, a BMax não possui marchas, embora sua relação curta permita pedalar sem grande esforço, pelo menos em terreno plano.

Um único freio traseiro do tipo v-brake é o responsável por parar essa inércia toda, o que provavelmente não trará muita confiança ao usuário.

Disponibilizada apenas na combinação de cores preto/cinza, a nova Mongoose BMax é fornecida com rodas montadas a apartir de aros com 36 furos/raios sem blocagens (quick-release). Seu preço final é de 159 dólares, mais frete.

O ocaso de uma grande marca – A marca estadunidense Mongoose teve seu apogeu entre a Era de Ouro do BMX na década de 1970 até o boom do Mountain Bike, em meados da década de 1990. Neste período, patrocinou atletas de ponta como David ‘Tinker’ Juarez e o lendário John Tomac.

Desde então, não suportou o pesa da concorrência e experimentou um longo período de decadência. Em 2001, foi adquirida pelo grupo Pacific Cycle e passou a diversificar sua linha de produtos, produzindo desde skates a scooters elétricas.

Com a aquisição da Pacific Cycle em 2004 pelo grupo canadense Dorel, a marca ficou relegada a basicamente dois tipos de mercado distintos, os de bicicletas recreacionais, vendidas a preços populares em supermercados; e alguns poucos modelos de linha intermediária, vendidas em lojas autorizadas. No Brasil, a Caloi produz em sua fábrica na Zona Franca de Manaus modelos exclusivos para o país com a marca Mongoose, que não constam no catálogo internacional da marca norte-americana.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização