25 de abril de 2024
Foto: Escola Park Tool / Divulgação

Ciclofaixas de Lazer de SP oferecem serviço mecânico certificado a seus usuários

Os ciclistas que transitarem pelas Ciclofaixas de Lazer de São Paulo nas próximas semanas terão a sua disposição serviços emergenciais de oficina. Realizado pelo SOS Bike, projeto do Instituto Ciclo BR, os socorros prestados nas ciclofaixas da capital paulista e Osasco-SP serão realizados pela Escola Park Tool, instituição que já formou mais de 1.200 mecânicos de bicicletas no país.

“O projeto SOS Bike foi criado para oferecer um socorro básico ao usuário da ciclofaixa. Ou seja, se ele tiver algum problema como pneu furado, ele é ajudado na hora e tem condições de voltar para casa. A questão é que a demanda cresceu e nossos voluntários têm solucionado problemas que poderiam ser resolvidos em oficinas. Então, vimos a necessidade da certificação”, analisa Valdeir Silva, membro do CicloBR.

A iniciativa, fruto da parceria entre CicloBR e Escola Park Tool, surgiu para padronizar o atendimento do SOS Bike nas ciclofaixas. Os mais de 50 voluntários do projeto vão fazer o módulo iniciante da Escola e, com o certificado em mãos, poderão oferecer melhor atendimento aos ciclistas. Os mecânicos ainda terão a possibilidade de ensinar os apaixonados por pedal a fazer os devidos reparos nas suas bicicletas.

50 alunos da Escola Park Tool se voluntariaram para o trabalho - Foto: Escola Park Tool / Divulgação
50 alunos da Escola Park Tool se voluntariaram para o trabalho – Foto: Escola Park Tool / Divulgação

“O módulo tem cerca de sete horas de duração e os alunos aprendem mecânica geral com pontos específicos como serviços de câmara, pneu, freios e ajustes de transmissão. Além de fazer um atendimento mais rápido, seguro e padronizado, ele ainda vão entender melhor a mecânica da bicicleta”, disse Henrique Zompero, fundador da Escola Park Tool no Brasil.

A versão nacional da escola é a primeira da América Latina. Voltado para lojistas do mercado, o curso também atende a mecânicos que buscam aprimoramento profissional e ciclistas amadores. Os números de aprovação por parte dos alunos são impressionantes: mais de 90% dos estudantes recomendam a Escola.

“Essa iniciativa é super importante para todos. Além de ajudar e passar conhecimento aos ciclistas, os mecânicos terão crescimento profissional e levarão isso para outros projetos que trabalhamos juntos, como a Associação Gol de Letra”, finaliza Valdeir.

Criado em 2009 pelo Instituto CicloBR, o SOS Bike tem o objetivo de auxiliar os ciclistas que tiverem pequenos problemas durante o pedal como pneus furados, corrente solta e outros reparos. Neste ano, com significativo aumento de ciclistas, o CicloBR viu a necessidade de oferecer um atendimento mais qualificado e padronizado a todos.

Confira onde ficam as 5 tendas fixas do projeto SOS Bike:

  • Tenda Paulista – Praça do Ciclista; Avenida Paulista com Avenida Consolação.
  • Tenda Sul – Parque das Bicicletas; Avenida Ibirapuera com Avenida Indianópolis.
  • Tenda Norte – Praça Expedicionários da Força Área Brasileira.
  • Tenda Leste – Parque Tiquatira Altura; Avenida Governador Carvalho Pinto, 2225.
  • Tenda Osasco – Avenida Bussocaba, 30.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização