25 de abril de 2024

Cidade de Nova York instalará porta-bicicletas em ônibus urbanos

Nova York, a cidade que mais investiu em infra-estrutura ciclística no mundo nos últimos anos, está dando mais um passo a frente para a consolidação do uso da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana.

Esta semana, o Departamento de Transportes da cidade anunciou que serão instalados racks porta-bicicletas na parte dianteira de todos os os ônibus urbanos da MTA (Metropolitan Transportation Authority).

A proposta foi recebida com entusiasmo pela comunidade ciclista de Nova York. “Essa mediada ampliará significativamente as possibilidades de deslocamento pela cidade”, disse Paul Steely White, diretor executivo da organização Transportation Alternatives, uma das mais ativas da cidade.

Essa mediada ampliará significativamente as possibilidades de deslocamento pela cidade”

Trolly Tottenberg, diretor do Departamento de Transportes de Nova York, reafirmou o compromisso da prefeitura em ampliar a rede cicloviária com pelo menos 80 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas ao ano. Os números acusam o sucesso desta empreitada: Atualmente em Nova York, são realizados diariamente nada menos que 340.000 trajetos em bicicletas, cifra que a prefeitura pretende duplicar até 2020.

A ideia de se instalara porta-bicicletas em ônibus surgiu como complemento da campanha Bikes and Bridges (Bicicletas e Pontes), que pretende modificar a infraestrutura das pontes e viadutos da cidade para facilitar seu acesso por ciclistas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização