24 de abril de 2024
Henrique Avancini foi eleito o melhor atleta do Mountain Bike de 2014

COB anuncia os ciclistas vencedores do Prêmio Brasil Olímpico 2014

Comitê Olímpico Brasileiro anunciou os vencedores de 43 modalidades na tarde desta quarta (19). Cerimônia de premiação acontece em dezembro

Nesta quarta-feira, 19 de novembro, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou os melhores atletas de 43 modalidades e definiu também os três indicados a Melhor do Ano do Prêmio Brasil Olímpico 2014. O ciclismo mais uma vez participou do evento com as suas quatro disciplinas olímpicas (Ciclismo BMX, Ciclismo de Estrada, Ciclismo Mountain Bike e Ciclismo de Pista).

O piloto Renato Rezende foi eleito o melhor atleta brasileiro do BMX. Após uma temporada brilhante, com resultados expressivos inclusive na Copa do Mundo, Renato atualmente ocupa a 9ª posição no ranking mundial e ainda tem condições de ganhar colocações até o fechamento do ranking.

Renato Resende
Renato Resende

Na estrada, o ciclista Rafael Andriato ficou pela terceira vez com o título, onde já havia vencido em 2010 e 2013. Andriato que defende a equipe italiana Neri Sottoli competiu a sua terceira temporada como ciclista profissional este ano. O ciclista foi um dos principais destaques do Tour do Rio, conquistando três vitórias e se tornando o maior vencedor de etapas da história da competição.

Rafael Andriato ficou pela terceira vez com o título
Rafael Andriato ficou pela terceira vez com o título

Henrique Avancini que recentemente assinou contrato de dois anos com a equipe Cannondale Factory Racing levou como o melhor atleta do Mountain Bike. Avancini foi o segundo colocado no Brasileiro de 2014 e conquistou outros resultados bastante expressivos internacionalmente que o ajudaram a ser atualmente o 19º melhor do mundo no ranking.

Estreando na premiação, Flávio Cipriano vem quebrando recordes e comprovando ser uma grande revelação do Ciclismo de Pista brasileiro. O atleta passou toda a temporada treinando no Centro Mundial de Ciclismo da UCI e competindo nas principais provas do calendário Europeu, chegando a vencer algumas competições de grande importância no Cenário Internacional.

Flávio Cipriano foi o detaque do Ciclismo de Pista em 2014 - Foto: Ivan Storti
Flávio Cipriano foi o detaque do Ciclismo de Pista em 2014 – Foto: Ivan Storti

Além dos melhores em 43 modalidades que serão homenageados durante o Prêmio Brasil Olímpico, o COB também divulgou os seis atletas que estarão concorrendo ao troféu Melhor Atleta do Ano: Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Mayra Aguiar (judô) e Martine Grael e Kahena Kunze (vela), no feminino; Arthur Zanetti (ginástica artística), Marcus Vinicius D´Almeida (tiro com arco) e Tiago Splitter (basquete), no masculino. Os vencedores do troféu de Melhor Atleta do Ano serão anunciados durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no Theatro Municipal do Rio, no dia 16 de dezembro.

Votação – A escolha dos melhores em cada modalidade, assim como a definição dos dois atletas que receberão o Troféu Melhor Atleta do Ano, foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

Para o prêmio de Atleta da Torcida, nova categoria do Prêmio Brasil Olímpico, o COB selecionou atletas ou duplas que marcaram o esporte brasileiro em 2014, seja por sua performance, exemplo de superação, conquista inédita ou por suas atitudes e condutas. A definição do vencedor desta categoria será feita pelo público, que já pode votar através das mídias sociais, Facebook e Twitter, utilizando hashtags que devem conter #EuVotoPBO e o nome do atleta.

Concorrem ao prêmio Atleta da Torcida: Cesar Cielo (natação), Diego Hypolito (ginástica artística), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), Marcus Vinícius D’Almeida (tiro com arco), Matheus Santana (natação), Tiago Splitter (basquete), Aline Ferreira (luta), Flavia Saraiva (ginástica artística), Larissa e Talita (vôlei de praia), Martine Grael e Kahena Kunze (vela), Mayra Aguiar (judô) e Sheilla Castro (vôlei).

Oscar do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico 2014 chega à sua 16ª edição prestando homenagens ainda em outras categorias: Melhor Técnico Individual e Coletivo; Troféu Adhemar Ferreira da Silva; Melhores Atletas dos Jogos Escolares da Juventude e Troféu COI, entre outras premiações.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização