29 de março de 2024

ICE Full Fat, a fat-trike que conquistou a Antártida, agora pode ser sua

Em dezembro de 2013, a especialista em corridas de aventura Maria Leijerstam tornou-se a primeira pessoa a ir pedalando até o centro do Polo Sul. Para a difícil proeza, Maria utilizou uma fat trike (fat bike com três rodas) Recumbent, construída sob medida pelo fabricante de bicicletas britânico Inspired Cycle Engineering (ICE).

ICE Full Fat

Embora a épica proeza não seja uma tarefa das mais fáceis, já é possível pelo menos ter a mesma fat trike utilizada por Maria Leijerstam para utilizar em suas trilhas mais radicais, já que a ICE está produzindo comercialmente o modelo.

A nova ICE Full Fat, como é chamada, é construída a partir de um quadro dobrável, confeccionado em aço cromo-molibdênio (CrMo) 4130, uma variedade de componentes de robustez comprovada e, claro, rodas e pneus oversized.

Alguns componentes são escolhidos conforme a customização escolhida pelo comprador, já que a Full Fat é construída apenas por encomenda. O modelo básico utiliza a seguinte configuração:

  • ICE Full FatAmortecedores dianteiro e traseiro de elastômeros, com 100mm de curso;
  • Transmissão interna (no cubo traseiro) Rohloff XL, de 14 velocidades;
  • Cubos dianteiros Hope FatSno;
  • Freios dianteiros Tektro hydraulic e Avid BB7 (traseiro);
  • Freio de estacionamento mecânico;
  • Assento Ergo-Flow;
  • Aros 26 polegadfas Surly Clown Shoe;
  • Pneus Surly Big Fat Larry, com 4.7 polegadas (dianteiros) e Surly Lou, com 4.8 polegadas (traseiro).

Segundo o diretor da ICE, Neil Selwood, o preço médio da ICE Full Fat é de 7.200 dólares. Uma versão mais econômica, sem amortecedor dianteiro e grupo transmissor externo de 27 velocidades pode ser adquirido por preços a partir de 5.400 dólares. A empresa não informou o peso total da bike.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização