25 de abril de 2024
Henrique Avancini comemora vitória - Foto: Bruno Senna / CIMTB

Henrique Avancini vence o Eliminator e é bicampeão antecipado da CIMTB Levorin

Ciclista da Caloi conquistou o título em São Roque (SP) ao vencer a primeira prova da etapa final; neste domingo (12) cerca de 600 ciclistas disputam o Cross Country Olímpico

Ciclista brasileiro mais bem colocado no ranking da UCI (União Ciclística Internacional), Henrique Avancini (Caloi Team), de Petrópolis (RJ), conquistou na manhã deste sábado (11) o título da temporada da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike de forma antecipada. O bicampeonato do 19º colocado no ranking mundial, com 906 pontos, veio com a vitória no Sprint Eliminator (XCE). Seu único rival na briga pelo título, Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano), teve problemas na disputa de quinto lugar e viu esgotadas suas chances de ser campeão.

“O campeão é o atleta que se mostra completo e para mim é uma satisfação muito grande. Estou feliz demais. Vencer a CIMTB Levorin é confirmar que fiz uma boa temporada. O campeonato começou em março e termina em outubro, é bem longo e explora muito bem o ciclista, com provas de Sprint Eliminator, Cross Country Olímpico e Maratona, ou seja, os mais diversos formatos do Cross Country, o que obriga o atleta a desenvolver várias qualidades”, comemorou Henrique, que agora soma 205 pontos, contra 152 de Pscheidt, com mais 50 pontos em disputa neste domingo.

O bicampeão subiu no pódio ao lado de Dario Gasco (Argentina), Valmor Hausmann (Free Force), Frederico Mariano (Caloi Team) e João Paulo Firmino (Scott), em ordem decrescente de classificação. “Adotei a estratégia de não largar forte no Eliminator, para depois me recuperar na subida. Deu certo. Com a oitava colocação do Pscheidt pude garantir o troféu”, contou.

Apesar de não fazer uma temporada perfeita como sonhava, indo bem em outras provas nacionais e internacionais, Henrique exaltou a Copa Internacional Levorin de MTB. “Sem dúvida é o principal campeonato no cenário nacional. Tem um peso grande. Nessa temporada tive resultados inesperados no Brasileiro e no Pan-americano devido a problemas mecânicos”, lembra.

“Domingo não precisarei me preocupar com o campeonato. Normalmente gosto de andar de maneira agressiva e me incomoda ter de controlar e administrar. Não me sinto confortável na bicicleta. Amanhã (domingo) farei uma prova tranquila, estou em boa forma e vamos ver o que acontece. Sou o campeão mas não seria nada mal buscar algo mais”, concluiu.

Vitória de Erika Gramiscelli – Um duelo mineiro marcou a decisão da categoria feminina do Sprint Eliminator no travado circuito do Centro Cultural Brasital. Erika Gramiscelli (Circuit) venceu Isabella Lacerda (LM/Shimano) com a argentina Noelia Rodriguez em terceiro lugar. Erika somou 15 pontos e diminuiu a diferença para a líder da CIMTB Levorin de 45 para 42 pontos. Se apenas cruzar a linha de chegada, Isabella deve confirmar o título neste domingo.

Erika Gramiscelli na chegada - Foto: Bruno Fernandes / Noispedala
Erika Gramiscelli na chegada – Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

“O importante será vencer a etapa, esse é o meu objetivo. Estou na minha melhor fase e vou lutar pela primeira colocação”, afirmou Erika, que disputa a Copa Levorin desde 1999. “Subi no pódio em praticamente todas as etapas desde que comecei a disputar a Copa em Pedra do Sino (MG)”, relatou a hexacampeã da competição.

Agora, em São Roque, a atleta em campanha olímpica para Rio 2016 quer ratificar sua evolução na temporada. “O começo deste ano foi difícil devido a uma lesão. Caí da bike duas semanas antes da etapa de abertura, em Araxá. Corri machucada. Depois, venci os três dias em São João del-Rei e tive um problema mecânico em Congonhas. Quero ganhar aqui”, definiu Erika.

Com o título da CIMTB Levorim 2014 praticamente assegurado, Isabella poderia até ‘aliviar’ no Sprint Eliminator, mas garante que partiu para a briga. “Tive de fazer muita força para conseguir este segundo lugar. Fiz o melhor possível porque sabia que a Erika era a favorita no Eliminator”. Para a prova decisiva, o pensamento de Isabella é o mesmo. “O título da Copa é o meu foco, mas amanhã (domingo) não vou me poupar, terei apenas certa cautela. Preciso dos pontos da UCI para o ranking olímpico”.

A goiana Raiza Goulão (Soul Cycles) foi a quinta colocada no Eliminator e enumerou as dificuldades da etapa decisiva em São Roque. “É um percurso com muitas subidas, o que fica ainda mais complicado em um local com o clima tão quente e seco. Muito zig-zag na primeira parte. Depois melhora e fica um pouco mais técnico. Vou fazer o possível para somar o máximo de pontos pensando no Rio 2016”.

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento, que comemora a 19ª edição em 2014.

Classificação final Sprint Eliminator

Super Elite

  1. Henrique Avancini
  2. Dario Gasco
  3. Valmor Hausmamm
  4. Frederico Mariano
  5. João Paulo Pereira
  6. Leonardo Botelho
  7. Daniel Grossi
  8. Ricarso Pscheidt

Elite feminina

  1. Erika Gramiscelli
  2. Isabela Lacerda
  3. Noelia Rodriguez
  4. Roberta Stopa
  5. Raiza Goulão
  6. Liege Walter
  7. Amanda Vieira
  8. Sofia Subtil

Programação

Domingo – 12/10/2014

  • 08h: 1ª Largada – Copa LM Bike de Amadores (exceto Segurança Pública)
  • 09h: Passeio Ciclístico Sense Bike (Mobilidade, Meio Ambiente e Saúde)
  • 10h: 2ª Largada – CIMTB Levorin (Sub45, Sub17, Sub50, PNE, Sub55, Sub60, Over60, Segurança Pública (Copa LM Bike de Amadores e Sub15) + Mirim (Pista Exclusiva)
  • 11h: Premiação categorias 1ª Largada Copa LM Bike de Amadores
  • 12h: 3ª Largada – CIMTB Levorin (Júnior, Sub30, Sub35, Sub40)
  • 13h15: Premiação categorias 2ª Largada CIMTB Levorin + Concurso de Redação e Desenho
  • 14h: 4ª Largada – Super Elite e Elite feminina
  • 14h45: Premiação categorias 3ª Largada
  • 16h15: Premiação categorias 4ª Largada
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização