1 de março de 2024

Time lança garfo de carbono capaz de absorver vibrações da estrada

A marca francesa Time apresentou um modelo de garfo de carbono para bicicletas de estrada com um novo e revolucionário sistema que promete eliminar de vez as vibrações causadas pelas irregularidades da estrada.

Com mais de duas décadas de experiência na fabricação de componentes em fibra de carbono em sua fábrica em Vaulx-Milieu, França, os engenheiros da Time desenvolveram o garfo Aktiv, que abriga em suas pernas um engenhoso sistema de elastômeros ligados a pêndulos metálicos que funcionam como contrapeso, absorvendo assim a maioria das vibrações nas frequências entre 25 e 50Hz, causadoras do desconforto e perda de rendimento do ciclista.

Aktiv

Segundo seus desenvolvedores, a nova tecnologia elimina as vibrações através do princípio de ‘vibração própria’: o sistema de pêndulos do garfo absorve as vibrações do terreno e as dissipa o mais próxima possível da região onde foram produzidas, evitando que as mesmas sejam transmitidas ao ciclista.

A Time equipará seus modelos 2015 de estrada Skylon, Izon e Fluidity com o novo garfo, que estarão disponíveis a partir de novembro. Segundo o fabricante, ainda não há a previsão de disponibilidade para a venda como peça avulsa.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização