30 de abril de 2024

Ciclistas mapeiam poluição da cidade de Antuérpia, Bélgica

Estudo sugere distância mínima entre ciclovias e faixas de carros para preservar a saúde de quem utiliza a bicicleta

Ciclistas portando receptores de GPS e equipamentos de monitoramento da poluição do ar, adaptados a suas bicicletas, estão produzindo um mapa detalhado da qualidade atmosférica na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Eles integram uma equipe de pesquisa que está procurando monitorar a exposição das pessoas que pedalam a altos níveis de material particulado.

No total foram 354 viagens, em rotas pré-estabelecidas, durante onze dias, entre 7 e 11 horas da manhã. Os dados coletados mostram a importância de manter alguns metros entre a ciclovia e as faixas de circulação de carros para reduzir significativamente os riscos de saúde aos ciclistas.

Antuérpia

A pesquisa mostrou que a simples existência das ciclovias já faz a diferença, porque nas ruas sem essa infraestrutura os ciclistas têm que pedalar ao lados dos veículos motorizados, aumentando significativamente a exposição aos poluentes

Segundo os pesquisadores, esse método de monitoramento resultou em um mapa muito preciso das concentrações de poluentes e que poderá ser utilizado como orientação para os projetos de futuras infraestruturas cicloviárias.

Fonte: Portal Mobilize, por Marcos de Sousa (com informações do site Science for Environment Policy)

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização