25 de abril de 2024

Quick Caps, o cadeado para blocagens que impede o roubo das rodas

Quick CapEmbora possua vantagens inegáveis ao facilitar a remoção e a instalação das rodas da bike, as blocagens ou quick-releases como são chamadas lá fora, podem ser um problema sério ao facilitar também o trabalho dos ladrões.

Como resultado, muitos ciclistas urbanos preferem utilizar o tradicional eixo sólido, cujas porcas só podem ser removidas por meio de ferramentas. Aos ciclistas que utilizam blocagens nas rodas de suas bikes, não restava alternativa a não ser utilizar uma corrente que pudesse envolver o quadro e as rodas para evitar roubos. Até agora…

Criado pelo engenheiro britânico Curtis Dorrington, o Quick Cap consiste em um cadeado oco que, uma vez instalado na blocagem da roda, impede sua remoção a menos que se utilize sua chave.

O cadeado é construído a partir de um corpo de alumínio anodizado, cujo interior abriga o mecanismo a prova d’água e de sujeira. Para utilizá-lo, basta encaixar a alavanca da blocagem em seu interior e fechar sua alça em torno da base do eixo da roda.

Quick Caps

Uma vez em seu lugar, o cadeado torna impossível acionar a alavanca da blocagem, até que a mesma seja liberada pela chave do cadeado.

De acordo com Dorrington, cada Quick Cap pesa 51 gramas, e possui uma resistência de aproximadamente 900 Newtons. O cadeado está atualmente em fase de arrecadação de fundos para sua produção comercial. Atualmente, os interessados em sua compra podem acessar sua página no Kickstarter e pagar 31 dólares pelo par de cadeados.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização