25 de abril de 2024

Brasileiros participam da Copa do Mundo de BMX Supercross 2014

Competição classificatória para Rio 2016 reuniu os melhores pilotos da atualidade. Etapa final aconteceu neste sábado (27) nos Estados Unidos

Renato Rezende - Foto: CBC / Divulgação
Renato Rezende – Foto: CBC / Divulgação

Após a disputa de cinco etapas, o Brasileiro Renato Rezende, 23 anos, conquistou a sétima colocação geral na Copa do Mundo de BMX Supercross 2014. A última e decisiva etapa aconteceu neste fim de semana, entre os dias 26 e 27 de setembro, em Chula Vista nos Estados Unidos. O evento soma pontos importantes para o ranking mundial, que será o principal critério classificatório para Rio 2016.

O desafio para o brasileiro começou na sexta (26) durante o Time Trial, competição individual contra o relógio disputada pelos 16 melhores atletas do ranking mundial no masculino. Renato conquistou a quarta colocação na prova, ficando a menos de um segundo do primeiro colocado.

Nas fases finais, disputada no sábado, Renato Rezende avançou até as semifinais e terminou a competição na 15ª posição. Rogerio Reis terminou em 54º lugar e Anderson Ezequiel em 63º. O australiano Sam Willoughby foi o campeão da etapa. Com o resultado, Renato somou 85 pontos e terminou a Copa do Mundo na 7ª colocação geral com 510 pontos. O vencedor foi britânico Liam Phillips que acumulou 710 pontos durante as cinco etapas.

O destaque brasileiro na prova feminina foi a atleta Priscilla Carnaval, que após protagonizar uma excelente fase classificatória, na sexta, passou até as semifinais e completou a prova na 11ª colocação. Bianca Quinalha terminou na 24ª colocação. A colombiana Mariana Pajon ficou na primeira colocação. Na classificação geral final, Priscilla conquistou 290 pontos e ficou na 19ª colocação, enquanto Bianca somou 225 pontos e terminou em 24º lugar. A primeira colocação geral ficou com a australiana Caroline Buchanan, após conquistar 925 pontos.

O presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo e membro da Comissão Internacional de BMX da UCI, José Luiz Vasconcellos, também esteve presente no evento. Vasconcellos participou da cerimônia de premiação e elogiou os resultados obtidos pela seleção brasileira. “É importante para o desenvolvimento do ciclismo nacional vermos nossos atletas disputando as primeiras colocações em uma competição com o nível tão elevado. A equipe está de parabéns, os resultados positivos e conseguimos manter uma boa regularidade durante toda a competição”, destacou o presidente.

A seleção competiu em Chula Vista com os pilotos Renato Rezende, Rogerio Reis e Anderson Ezequiel no masculino, além de Bianca Quinalha e Priscilla Carnaval no feminino. A comissão técnica “Plano Brasil Medalhas” foi formada pelos técnicos Guilherme Pussieldi e Daniel Jorge, o fisioterapeuta Anderson Sodeyama e o mecânico José Carlos Neres.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização