25 de abril de 2024
Nataniel Giacomozzi no Open Shimano 2013

Brasileiros querem acabar com reinado estrangeiro no Open Shimano Latino América

Estrangeiros foram campeões da elite nas quatro edições da versão latino-americana da principal competição de Downhill no continente

Principal competição de Downhill na América do Sul, o Open Shimano terá neste fim de semana (20 e 21) a segunda etapa do circuito latino-americano de 2014, em Balneário Camboriú (SC). Realizada desde 2008, inicialmente apenas na Argentina, o campeonato passou a incluir etapas em outros países, como Brasil e Chile, no ano passado.

Desde a internacionalização, apenas estrangeiros venceram na elite. Em 2013, o chileno Maurício Acuña ganhou duas das três etapas, a de Balneário Camboriú e a decisiva, em Nevados de Chillan (CHI). A prova intermediária, em La Falda (ARG), foi vencida pelo argentino Santiago De Santiago. Na abertura da temporada de 2014, em Bariloche (ARG), o equatoriano Mario Jarrin surpreendeu os favoritos Santiago e Acuña, e ficou com o título.

Mario Jarrin na etapa argentina do Open Shimano - Foto: Martin Maroto Pereyra / Open Shimano
Mario Jarrin na etapa argentina do Open Shimano – Foto: Martin Maroto Pereyra / Open Shimano

Para a disputa em Balneário Camboriú, alguns dos principais pilotos brasileiros estão confirmados. Nataniel Giacomozzi, Markolf Berchtold, Eduardo Oliveira, Lucas de Borba, Maicon Zottis, entre outros, vão encarar a missão de tentar fazer com que o País conquiste o primeiro título da versão latino-americana.

Entre os inscritos até o momento, o catarinense Nataniel Giacomozzi foi o melhor colocado de 2013, ao terminar na quarta colocação. “Ao disputar provas em casa, nós que somos locais, sentimo-nos meio na obrigação de andar bem. Até porque é uma cidade onde temos amigos e família presentes. Quando a prova é importante, como o Open Shimano, é preciso andar bem. Vencer então, nem se fala. Seria muita emoção”, espera Nataniel. “Conheço cada pedra e por onde corre a água. Moro perto, em Ibirama, e treino muito na pista”, completa.

O chileno Mauricio Acuña venceu a etapa de Balneário Camboriú em 2013 - Pedro Cury / Shimano
O chileno Mauricio Acuña venceu a etapa de Balneário Camboriú em 2013 – Pedro Cury / Shimano

Ciclista do Shimano Sports Team, Eduardo Oliveira, mais conhecido como Monstro, valoriza o nível da disputa e os componentes de sua bike, importantes para uma boa descida. “Sem dúvida o Open Shimano é a principal prova do continente. Virão pilotos de alto nível e de diversos países. De todos os componentes da minha bike, o uso da relação das marchas e do freio são decisivos na prova. O grupo que utilizo, o Shimano Zee para Downhill, me dá a confiança necessária”, destaca.

O Open Shimano será realizado em uma das pistas de Downhill mais famosas da América Latina, a do Parque Unipraias, na Praia de Laranjeiras. O circuito começa no alto do Morro da Aguada, a 252 metros do nível do mar, e é finalizado a poucos metros da praia, com extensão de 1.230 metros e inclinação máxima de 30%. O acesso à largada, para ciclistas e público, é feito pelo teleférico do Parque, adaptado ao transporte das bicicletas. Tudo isso, torna o evento e o cenário um espetáculo à parte da adrenalina que os pilotos proporcionam nesse esporte radical.

“Apesar de ser curta, a pista é completa. Exige muito fisicamente, com saltos grandes, curvas travadas e de alta velocidade, além de algumas pedras e muita retomada de velocidade, exigindo pedal”, avalia Nataniel Giacomozzi. “O atleta tem de ser completo e não errar, porque a pista é curta e não há tempo de se recuperar. Adoro o local do Open Shimano e principalmente a localização. Lugar magnifico para a prática do MTB”, conclui.

O Open Shimano Latino América é patrocinado pela Shimano, marca japonesa líder mundial de mercado em acessórios e componentes para bike e pesca, e organizado pela Federação Catarinense de Ciclismo. A Shimano oferece o serviço de suporte neutro aos participantes, disponibilizando apoio mecânico. O evento conta com apoio do Parque Unipraias, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Fundação Municipal de Esportes, além do Corpo de Bombeiros Militar e Policia Militar, ambos de Santa Catarina.

Programação

Sexta-feira – 19/9

  • 9h às 18h – Confirmação das inscrições
  • 10h às 12h – Treinamentos
  • 14h às 17h – Treinamentos

Sábado – 20/9

  • 9h às 12h – Treinamentos
  • 14h às 17h – Classificação

Domingo – 21/9

  • 9h às 12h – Treinamentos
  • 14h às 17h – Finais
  • 17h30 – Premiação

Serviço

Open Shimano – Etapa Brasil

  • Data: 20 e 21 de setembro
  • Local: Parque Unipraias, Balneário Camboriú (SC)
  • Endereço: Praia das Laranjeiras, Av. Normando Tedesco, Barra Sul
  • Mais informações no site http://openshimano.com
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização