24 de abril de 2024

Rodas da Paz testa diferentes formas de deslocamento no 6º Desafio Intermodal do DF

A partir das 7h da segunda-feira, os modelos de deslocamento serão testados em um percurso de 14 quilômetros, do Guará I até a Esplanada dos Ministérios

Na próxima segunda-feira (15/9), um desafio promovido pela organização não-governamental Rodas da Paz vai movimentar as vias de Brasília. A partir das 7h, os modelos de deslocamento serão testados em um percurso de catorze 14 quilômetros, do Guará I até a Esplanada dos Ministérios. O ponto de concentração e de largada dos desafiantes será a QE 7 do Guará I e o ponto de chegada, no Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. O desafio acontece desde 2009 em Brasília.

O objetivo da ação, realizada em várias cidades brasileiras sempre na semana do Dia Mundial Sem Carro, é mensurar as vantagens do deslocamento e o tempo gasto nas viagens em diferentes meios de transportes e em distintas formas de locomoção.

No Desafio Intermodal, parte das pessoas faz o trajeto caminhando ou correndo, outras se deslocam de metrô, ônibus e táxi. E há ainda quem teste a performance de bicicletas de modelos distintos, como a tandem – com dois lugares para pedalar -, o modelo fixa (sem marchas) e as versões desenvolvidas para corridas de ciclismo e para a prática de esporte de aventura, a moutain bike.

A performance do automóvel e da motocicleta também são testadas nessa atividade, assim como a integração bicicleta+metrô e bicicleta dobrável+ônibus. Para avaliar a acessibilidade em táxi e ônibus, o desafio vai contar com dois cadeirantes este ano.

A Rodas da Paz anunciará depois o resultado da atividade, levando em conta o tempo consumido para chegar ao destino final, o conforto experimentado pelos desafiantes, o impacto ambiental e os recursos empregados.

Vaga viva – Além do Desafio, a Rodas da Paz, juntamente com a organização Movimento Nossa Brasília, promoverá durante no dia 22 de setembro, a ocupação de vagas de automóveis em uma das áreas mais movimentadas da cidade, o Setor Comercial Sul.

O projeto, denominado Vaga Viva, pretende demonstrar como espaços de utilização exclusiva de automóveis poderiam ser melhor aproveitados. Para isto, serão ocupadas três vagas, paralelas à calçada, em frente a Ótica Focaliza, na quadra 05. O evento ocorrerá das 7 às 19 horas.

Entre as atividades que serão realizadas no local destacam-se:

  • Oficina de mecânica de bicicleta Pedalando nas Nuvens
  • Massagem
  • Música
  • Yoga
  • Troca de livros Roda do Livro
  • Cabide solidário para doação de roupas
  • Ponto wifi liberado

Para, maiores informações, visite a página oficial do evento no Facebook.

Com informações do Correio Braziliense e da Rodas da Paz

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização