23 de abril de 2024

Park Tool IR-1, a ferramenta que facilita o roteamento interno de cabos

Líder mundial na fabricação de ferramentas para bicicletas promete ‘restaurar a sanidade’ dos mecânicos 

Junto com a popularização dos quadros de fibra de carbono, existe uma tendência cada vez maior em se construir quadros com roteamento interno de cabos de marcha. Além do visual mais limpo, o roteamento por dentro do quadro oferece maior segurança e durabilidade dos componentes, já que o risco de enganchar em árvores e outros obstáculos diminui sensivelmente.

Park Tools IR-1Se, por um lado, esta solução agrada em cheio aos ciclistas, torna-se um verdadeiro pesadelo para os mecânicos de bicicletas, já que a tarefa de passar cabos de aço internamente ao quadro revela-se um exercício de paciência, capaz de fazer um monge tibetano arrancar seus cabelos em desespero.

Para facilitar a tarefa dos mecânicos e restaurar suas abaladas sanidades, a Park Tool, líder mundial na fabricação de ferramentas específicas para bicicletas, lançou o kit IR-1, um prático sistema que permite guiar com precisão os cabos de marcha por dentro do quadro, em poucos segundos.

Park Tools IR-1O kit consiste em solução simples, porém engenhosa. Uma guia em plástico flexível com 2,5m de extensão e uma ponta magnetizada é introduzida dentro do quadro. Um poderoso imã, com polaridade invertida em relação ao imã do cabo, é utilizado pelo mecânico para orientar a guia até a saída do quadro. Feito isto, basta prender o cabo de marcha na outra extremidade da guia e puxá-la. Pronto! O sistema permite a instalação, além de cabos de aço, de fiação elétrica e até mesmo de conduítes de freios hidráulicos.

O kit completo é comercializado por 30 dólares e vem com três guias de 2,5m e o imã externo.

Para maiores informações, visite o website da Park Tool.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização