12 de abril de 2024
Atletas no deslocamento da prova - Foto: Alex Okazaki / Shimano

Campos do Jordão será sede da etapa final do 1º Shimano Brasil Enduro Series

O charme da cidade do Vale do Paraíba servirá de cenário para a etapa decisiva da competição pioneira de MTB Enduro, nos dias 1º e 2 de novembro

O município paulista de Campos do Jordão, a 173 km da capital, será palco da decisão da temporada de estreia do Shimano Brasil Enduro Series. Após Itaipava (RJ) abrir o calendário de 2014 em maio e Urubici (SC) receber a etapa intermediária em agosto, a cidade do Vale do Paraíba foi escolhida para encerrar a competição pioneira de Mountain Bike Enduro no País, nos dias 1º e 2 de novembro.

“O que levou a organização do Shimano BES a escolher Campos do Jordão para encerrar o circuito foi o conceito de se organizar neste primeiro ano, as três etapas em locais com visual diferenciado, e que oferecessem boa infraestrutura. Queremos fechar com chave de ouro nossa série de 2014 e por esse motivo a cidade foi a escolhida”, justifica Daniel Bender, um dos organizadores da competição.

Considerada uma das quinze estâncias climáticas do estado de São Paulo, a cidade é procurada pelos visitantes nos meses de frio, mas em novembro, a grande quantidade de bicicletas será o destaque do local. “Conversamos com a prefeitura e fomos muito bem recebidos. Tenho certeza de que eles ficarão felizes com a movimentação que nosso evento dará à cidade durante a semana do evento”, conta Bender.

Itaipava abriu a temporada do circuito - Foto: Ximiti / Divulgação
Itaipava abriu a temporada do circuito – Foto: Ximiti / Divulgação

A exemplo das provas internacionais de MTB Enduro, a final em Campos do Jordão terá os deslocamentos não cronometrados, mas obrigatórios para todos os participantes, além das especiais (cronometradas), estágios que definem o tempo final de cada atleta: E1, E2 e E3. “Ainda não definimos os estágios, mas os atletas podem se preparar. Será lindo, mas ao mesmo tempo muito duro”, antecipa o organizador.

Com a participação de mais de 300 atletas nas duas primeiras etapas, a decisão de Campos do Jordão terá as inscrições abertas no fim de setembro, com 180 vagas para oito categorias: Pro, Expert, Master 1, 2 e 3, Sênior, Amador e Feminina.

Modalidade mistura Downhill com Cross Country – O MTB Enduro nasceu há mais de dez anos na Europa, para em seguida ter um ‘boom’, principalmente nos últimos três anos com a chegada ao continente americano, onde a popularidade é crescente. A modalidade é uma mescla de duas disputas do Mountain Bike, o Cross Country (XC) e o Downhill (DH). Enquanto no XC os atletas se destacam pelo forte condicionamento físico para enfrentar grandes distâncias, no DH a técnica e e a experiência nas descidas fazem a diferença.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização