23 de abril de 2024

Specialized lança série limitada em aço CrMo da Allez para fins solidários

Renda da venda do modelo de estrada será doada à organização humanitária World Bicycle Relief. Somente 74 unidades serão produzidas

ASpecialized lançou uma série especial de sua conhecida bicicleta de estrada Allez com um duplo propósito: comemorar os 40 anos da marca e contribuir para os projetos solidários da ONG World Bicycle Relief (WBR).

AllezA série limitada reproduz a primeira versão da Allez, construída em liga de aço cromo-molibdênio (CrMo). Para sua produção, a marca estadunidense recorreu a Mark DiNucci, um dos primeiros projetistas a trabalhar para a Specialized, ainda nos anos 70.

DiNucci redesenhou e revisou a bicicleta original, surgida em 1981 e que agora se apresenta em uma edição de apenas 74 unidades produzidas. A série comemorativa teve sua tubulação reformulada, de forma a se criar um modelo moderno, mas com linhas clássicas. O quadro foi totalmente fabricado a mão nas mesmas instalações de onde surgiram não apenas as Allez originais, mas também a não menos famosa Stumpjumper.

A edição limitada será vendida através do website Ebay e todo dinheiro arrecadado será doado à ONG World Bicycle Relief, que distribui bicicletas para comunidades carentes na África Subsaariana e em outros países do Terceiro Mundo.

Projeto social – A World Bicycle Relief prioriza seu trabalho em regiões subdesenvolvidas do mundo. De acordo com a organização, com a bicicleta é possível percorrer distâncias quatro vezes maiores do que as que seriam percorridas a pé, transportar um peso cinco vezes maior e salvar até três horas ao dia em tempo de viagem.

Além disso, o acesso a serviços médicos, escolares e ao trabalho não só torna-se mais ágil, mas também mais seguro, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida da população carente em países subdesenvolvidos.

Desde sua criação, em 2005, o projeto já distribuiu mais de 115 mil bicicletas e treinou 800 mecânicos de bikes.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização