24 de abril de 2024

B’Twin Rockrider Big 5.1 29er, uma opção de baixo custo para quem está iniciando no MTB

Bicicleta comercializada exclusivamente pela rede de lojas Decathlon é uma boa opção para quem não quer gastar muito, mas não abre mão da qualidade

Rockrider Big 5.1A marca francesa B’Twin, uma das maiores da Europa, produz uma grande variedade de bicicletas, entre mountain bikes, estradeiras e de uso urbano, desde as de nível básico às topo de linha utilizadas em competições.

Distribuída exclusivamente no Brasil pela rede de lojas Decathlon, a marca disponibiliza no país o modelo Rockrider Big 5.1, uma mountain bike hardtail de entrada, com rodas aro 29″ e preço bastante atraente.

Desenvolvida para o ciclista iniciante, a Rockrider Big 5.1 é uma mountain bike com rodas aro 29 polegadas, construída a partir de uma quadro em liga de alumínio 6061 T6 reforçado. Sua geometria Five Sport, caracteriza-se por ter um tubo superior inclinado (sloped), o que garante um bom conforto para pessoas de baixa estatura.

Ajuste de pré-carga do amortecedor SR Suntour XTC
Ajuste de pré-carga do amortecedor SR Suntour XTC

Voltada para a prática desportiva recreacional, a Big 5.1 vem equipada com grupo transmissor de 21 velocidades, com câmbio Shimano Altus (traseiro) e TZ30 (dianteiro), corrente KMC Z51, pedivela com coroas de 24, 34 e 42 dentes, passadores Shimano Revoshift de 3 x 7 velocidades e cassete Shimano de 7 velocidades com relação 14 x 28 dentes.

Para garantir o conforto em pedaladas no asfalto ou em trilhas leves, a Rockrider Big 5.1 utiliza o amortecedor dianteiro SR Suntour XCT, com 80mm de curso e acionamento a mola e ajuste de pré-carga. Completam a configuração componentes da marca B’Twin, como o guidão Rockrider oversized de 31,8mm e 600mm de largura; a mesa oversized Rockrider 6ºe o selim Rockrider. Os aros de 29 polegadas das rodas são de parede dupla e os cubos, um ponto alto da bicicleta, são do conceituado fabricante italiano Formula.

Detalhe da geometria exclusiva Five Sport
Detalhe da geometria exclusiva Five Sport

Ficou faltando um bom par de freios a disco ainda que mecânicos (a Big 5.1 utiliza freios do tipo V-brake). Seja como for, tanto o quadro quanto o amortecedor possuem suportes para a fixação do componente, que pode ser instalado em um futuro upgrade.

O peso total da bicicleta é de 14,950kg (tamanho M), bastante razoável, mesmo para bicicletas de maior valor. Como todas as bicicletas produzidas pela B’Twin, a Rockrider Big 5.1 29er possui garantia vitalícia para o quadro, mesa e guidão, além de 2 anos de garantia para o amortecedor e demais peças (exceto desgaste por uso).

O preço da B’Twin Rockrider Big 5.1 29er nas lojas Decathon é de R$ 1.699,90, que pode ser dividido em até 12 vezes.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização