25 de abril de 2024

Affilado, o novo selim integrado ao canote da marca Controltech

Para muitos ciclistas obcecados pela redução de peso de suas bicicletas, um selim integrado ao canote pode vir a ser uma boa opção para se perder alguns gramas da magrela. A redução na quantidade das peças como parafusos, blocagens e outras peças metálicas pode fazer uma boa diferença de peso. Além disso, componentes com menos peças tendem a apresentar menos problemas de ajuste e durabilidade.

No Entanto, é bom ter em mente que existe o outro lado da moeda. Via de regra, a integração selim / canote resulta em uma limitação em seu ajuste, o que pode inviabilizar sua utilização por alguns ciclistas.

Pensando nisto, a marca ControlTech lançou o novo selim integrado ao canote Affilado que, segundo o fabricante estadunidense, proporciona um nível de ajustabilidade similar aos selins convencionais.

Affilado

Com o peso total de apenas 285 gramas, o Affilado é praticamente todo construído em fibra de carbono, com uma trama rígida no canote e semi-flexível em sua carcaça. Essa carcaça é responsável por um nível de conforto acima da média em relação à concorrência, levando-se em consideração que selins de competição usualmente possuem menos acolchoamento que as versões mais recreacionais. Seja como for, a Controltech informou que em 2015 irá disponibilizar outros modelos da linha, com maior conforto em detrimento ao peso.

O selim é ancorado ao canote mediante três parafusos, instalados em orifícios ovais que permitem um ajuste de até 25mm para a frente ou para trás. A questão da inclinação do selim foi solucionada por meio de espaçadores instalados entre a carcaça do selim e os orifícios de fixação, o que permite um ajuste angular de +2/-2 graus.

Controltech

Leve na bike, pesado no bolso – Até o presente momento, o novo Affilado é vendido apenas no diâmetro de 31.6mm. O canote possui 350mm de altura e um offset de 23mm. Para aqueles que pretende adquiri-lo, preparem-se para o susto: O preço sugerido para venda nos Estados Unidos é de 647 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização