24 de fevereiro de 2024

Ciclistas do Shimano Sports Team representam o Brasil no Mundial da Noruega

O experiente ciclista Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano), de 34 anos, terá neste fim de semana mais um desafio internacional em sua carreira. O catarinense disputará no sábado (6) em Hafjell, Noruega, o Campeonato Mundial de Mountain Bike. Com ele, competem outros dois atletas da equipe Shimano Sports Team, Isabella Lacerda (LM/Shimano) também no Cross Country Olímpico, e Bernardo Cruz (GT Bicycles/Shimano) no Downhill.

Ricardo Pscheidt - Foto: Janinha Lage
Ricardo Pscheidt – Foto: Janinha Lage

Considerado por muitos atletas como uma das pistas mais difíceis de Cross Country Olímpico no mundo, o percurso da prova contém muitas sessões de rock gardens (trechos com pedras), além de subidas e descidas em sequência. “Esta pista exige demais da bicicleta, principalmente da relação de marcha nas subidas mais difíceis em que as trocas precisam ser feitas de forma precisa. O sistema de freio também é muito acionado e tem de ser potente nas descidas, que são cascas-grossas”, diz Ricardo Pscheidt.

Na Noruega, a principal meta de do atleta será melhorar sua classificação em relação aos anos anteriores, garantindo o top 40. Em 2013, na África do Sul, foi 48º, e um ano antes, na Áustria, o 44º. “Sei que não parece muito significativo, mas só estando aqui para conferir o nível altíssimo dos atletas europeus. Um resultado melhor do que nas últimas edições vai mostrar que estamos evoluindo em relação ao ao MTB mundial”, destaca.

Bernardo Cruz - Foto: Ivan Storti / Shimano
Bernardo Cruz – Foto: Ivan Storti / Shimano

Com os demais companheiros da seleção brasileira, entre eles a mineira Isabella Lacerda, Pscheidt chegou a Hafjell uma semana antes da prova, para se acostumar com a pista. “Chegar com antecedência me deu a possibilidade de decorar o traçado e treinar mais nas partes técnicas da pista. É uma das mais complicadas que já percorri, com muitas partes com pedras, onde qualquer erro resulta em queda ou pneu furado”, conta o atleta Shimano.

As provas oficiais do Cross Country Olímpico (XCO), para elite masculina e feminina, serão realizadas na manhã do sábado. Isabella vai à pista às 7h (horário de Brasília), Pscheidt compete logo em seguida, às 9h30. O site Red Bull Bike fará a transmissão ao vivo.

Decisão do Downhill no domingo (7) – O mineiro Bernardo Cruz também está em Hafjell, para o Mundial. Enquanto seus companheiros do Shimano Sports Team terão a prova principal no sábado, Bernardo estará treinando. No dia seguinte, competirá contra os melhores pilotos do mundo, também com transmissão do site Red Bull Bike, às 7h15 (horário de Brasília).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização