23 de abril de 2024

Acessório converte full suspension em bicicleta semi-rígida

A marca espanhola Wings Bike Carbon lançou recentemente um acessório adaptador que permite converter uma bicicleta full suspension em um modelo semi-rígido, deixando, segundo o fabricante, a bicicleta mais veloz e leve.

A ideia dos desenvolvedores ao criarem o A-34, como é chamado o acessório, é facilitar uma eventual conversão da bicicleta de acordo com o tipo de terreno a ser pedalado. Ao se converter uma full suspension em uma bike ‘rabo duro’, é possível ter um melhor desempenho em estradas asfaltadas ou com poucas irregularidades, aumentando assim a eficiência da pedalada.

Segundo a Wings Bike Carbon, o A-34 não é uma peça rígida, mas possui uma flexibilidade que permite um curso de até 10mm na roda traseira, graças a sua construção em fibra de carbono, tornando assim a pedalada um pouco mais confortável do que se estivéssemos em uma bicicleta hardtail. Este nível de flexibilidade também é necessário para preservar a balança traseira da bicicleta contra danos causados por impactos, já que, estruturalmente falando, as full suspension precisam ter um mínimo de curso para não se danificar (este é o motivo porque nos manuais de bikes full suspension não se recomenda deixar o bloqueio da suspensão acionado por períodos excessivamente longos).

Com um peso total situado entre 33 a 39 gramas, o A-34 possui uma diferença de peso em relação a um amortecedor de quase 200 gramas (RockShox Monarch), o que sem dúvida. contribui para deixar a bike mais leve.

Além disso, sua resistência a fadiga de 100 mil ciclos / 1.200 Newtons, o torna uma boa opção de uso em viagens de cicloturismo, onde a instalação de alforges poderia sobrecarregar o amortecedor traseiro. O A-34 pode ainda ser utilizado em competições em asfalto ou mesmo como ‘estepe’ durante a manutenção do amortecedor.

O Wings Bike Carbon A-34 é comercializado diretamente através do website do fabricante, ao preço de 119 euros. Até o momento não há informações se eles enviam para o Brasil. O produto possui garantia de dois anos e vem com manual de instalação, que deve ser feita, preferencialmente, por um mecânico de confiança.

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=yQMobGlq1UM

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização