12 de abril de 2024

Ciclistas se intoxicam ao confundir detergente com isotônico em prova na Noruega

Amostras de detergente para roupas Omo foram ingeridas pelos atletas, que pensavam ser uma nova bebida esportiva - Foto: EPA / Bard Idas
Amostras de detergente para roupas Omo foram ingeridas pelos atletas, que pensavam ser uma nova bebida esportiva – Foto: EPA / Bard Idas

Seis ciclistas foram hospitalizados devido a intoxicação após ingerirem acidentalmente detergente para roupas pensando ser isotônico. O incidente ocorreu durante a prova de ciclismo de estrada Fredagsbirken, realizada na cidade de Rena, nos arredores de Oslo, Noruega.

O detergente de roupas, da marca Omo, estava sendo distribuído gratuitamente pelos patrocinadores como forma de promoção do produto.

Pequenos frascos do produto, com a inscrição Aktiv Sport escrita em seu rótulo, foram distribuídos a todos os competidores momentos antes da prova, que teve que ser interrompida várias vezes para atender os ciclistas que passaram mal.

Tardiamente, os organizadores da prova improvisaram um cartaz com os dizeres “Cuidado, não beba! É sabão!”, de forma a prevenir que outros ciclistas ingerissem o produto.

Embora o acontecido possa parecer absurdo por aqui no Brasil, a famosa marca é comercializada em muitos países da Europa sob o nome de Surf, sendo que o nome Omo é relativamente novo na Noruega. O fato de ter a denominação “Aktiv Sport” escrita em seu rótulo aumentou ainda mais a confusão.

O representante da organização da prova, Ingunn Rønningen Kleven, explicou o porquê da distribuição do detergente no evento: “Uma vez que esse detergente é especialmente desenvolvido para roupa esportivas, pensamos que seria interessante oferecê-lo aos competidores”.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização