29 de abril de 2024

5 dicas de roteiros cicloturísticos no Brasil e no mundo

Foi-se o tempo em que viajar de bicicleta era algo restrito a atletas e considerado arriscado. Segundo dados da Associação Mundial do Trade de Turismo de Aventura (ATTA), o mercado do turismo de aventura cresceu cerca de 60% nos últimos quatro anos e parte desse crescimento está diretamente relacionado à velha e boa magrela, na modalidade conhecida como cicloturismo.

A prática é parceira na difusão da utilização da bicicleta de forma responsável, consciente e segura, além de econômica e ecológica. Por esse motivo, listamos abaixo 5 roteiros de cicloturismo incríveis pelo mundo. Confira:

Caminho de Santiago de Compostela

Foto: Sampa Bikers
Foto: Sampa Bikers

O famoso Caminho de Santiago de Compostela tem atraído os chamados “bicicrinos”, ou seja, os peregrinos sobre duas rodas. Só em 2010, cerca de 30 mil fiéis fizeram o trajeto de bicicleta. A rota mais utilizada é o Caminho Francês, que tem quase 800km de extensão, com subidas e descidas, e começa na cidade de Saint Jean Pied de Port.

Holanda

Foto: TripSite
Foto: TripSite

A bicicleta é provavelmente um dos maiores símbolos da Holanda, e não poderia ficar de fora dessa lista. O país tem mais de 10 mil km de vias exclusivas para bicicletas em terreno majoritariamente plano. Um dos roteiros mais famosos liga Amsterdam a Kruiningen, em um percurso de 180km que pode ser feito em seis dias.

Patagônia

Foto: Wikipedia
Foto: Wikipedia

Lagos glaciais, vulcões e os cumes nevados da Cordilheira dos Andes são os atrativos desse roteiro. O principal percurso é realizado na Patagônia argentina e chama-se Rota dos Sete Lagos, entre Bariloche e San Martin de Los Andes. O trajeto pode ser feito em uma semana de pedalada, tem dificuldade moderada e oferece uma boa variedade de locais para hospedagem.

Estrada Real

Foto: Instituto Estrada Real
Foto: Instituto Estrada Real

Construída no período colonial para ligar Minas Gerais à região litorânea, a Estrada Real é uma verdadeira viagem pela história do Brasil. Ao todo, são 1.600 km de percurso, e o mais comum é escolher um dos 3 trechos: Caminho Novo, Caminho Velho e Caminho dos Diamantes. O ponto de convergência entre eles fica na cidade de Ouro Preto (MG).

Circuito do Vale Europeu

Foto: Circuito Vale Europeu
Foto: Circuito Vale Europeu

Em meio a Mata Atlântica, esse roteiro fica em Santa Catarina e foi desenvolvido especialmente para o cicloturista. Ele prioriza estradas de terra ao longo das 9 cidades por onde passa, em uma região rica de belezas naturais, com rios e cachoreiras. O trajeto conta com pontos de apoio e estrutura ao longo de seus 300km de extensão.

Fonte: Tour do Rio

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização