25 de abril de 2024
Tour do Rio 2014 - Foto: Hudson Malta

Atual campeão Oscar Sevilla conquista primeira etapa da 5ª edição do Tour do Rio

Tour do Rio 2014 - Foto: Hudson Malta
Tour do Rio 2014 – Foto: Hudson Malta

Brasileiro Kleber Ramos foi o melhor brasileiro. Segunda etapa acontece nesta quarta (27)

Na manhã desta terça-feira, dia 26, aconteceu a primeira etapa da 5ª edição do Tour do Rio, com largada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, e chegada em Angra dos Reis. A etapa do evento, que reúne 78 ciclistas de 17 nacionalidades de 13 equipes, incluindo as atuais campeãs da Volta da Colômbia (EPM/UNE) e Volta de Portugal (OFM / Quinta da Lixa), teve como campeão o espanhol Oscar Sevilla, campeão individual geral do Tour do Rio no ano passado. Muito próximo na chegada na Praia do Anil ficou o também espanhol Gustavo Veloso, com o brasileiro Kleber Ramos em terceiro.

A largada da segunda das seis etapas será nesta quarta-feira, dia 27, na Praia do Anil, em frente ao prédio da TurisAngra, às 11h. A chegada da etapa acontecerá no estacionamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda. A chegada da última etapa acontecerá neste domingo, dia 31, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

Os primeiros 162,8 km da competição foram intensos. Com vento forte contra e duas subidas de montanha no percurso, os ciclistas ainda enfrentaram o forte calor da estrada e praticamente seguiram juntos em quase toda a etapa. Mas desta vez a resistência e experiência falaram mais alto. Nos metros finais, Oscar Sevilla (EPM/UNE) e Gustavo Veloso (OFM / Quinta da Lixa) travaram uma bonita disputa. No duelo de espanhois, melhor para o atual campeão da Volta da Colômbia, que faturou a camisa verde, de melhor velocista, e a camisa amarela, de líder geral do Tour.

“Foi uma etapa muito difícil. Todos estavam atacando muito e o calor era intenso. Mas trabalhamos bem em equipe e por isso consegui um gás no final para ultrapassar o (Gustavo) Veloso. Ele é um atleta muito forte e está muito bem preparado. Por isso estou muito contente de poder voltar a ganhar na prova”, resumiu Oscar Sevilla, que foi recebido na linha de chegada por crianças do projeto Adeus Rodinhas e jovens das escolas municipais.

“Foi uma prova muito dura, sendo que eu quase consegui ultrapassar o Oscar (Sevilla). Mas fiquei contente pelo meu desempenho e da equipe. Vamos trabalhar forte para conseguirmos melhorar ainda mais nessa próxima etapa”, resumiu Gustavo Veloso.

Emoção e superação também do lado brasileiro. Após sofrer uma queda na metade do percurso, Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) se recuperou e conseguiu chegar na terceira colocação, empolgando os espectadores na chegada em Angra. “Houve um choque entre os integrantes da minha equipe. Mas graças a Deus consegui me recuperar para chegar em terceiro nessa etapa. Amanhã (quarta-feira) será uma prova muito dura e ainda não conheço bem a estrada. O Oscar Sevilla abriu uma boa vantagem, mas vamos partir para o ataque”, comentou Kleber Ramos, único brasileiro a vencer uma edição do Tour do Rio, em 2012.

Na disputa por equipes, a colombiana EPM/UNE venceu a etapa e conquistou a liderança provisória. Atual campeã do Tour do Rio, o time colocou 6 atletas entre os 15 melhores colocados na classificação individual. A segunda colocada é a OFM / Quinta da Lixa, que há sete dias conquistou a Volta de Portugal.

Organizadora e diretora geral da competição, Maria Luisa Jucá, entregou as camisas aos vencedores das provas e ressaltou a importância do evento no estado do Rio. “O Tour do Rio é o maior evento de ciclismo da América Latina, com elevado nível técnico, grandes equipes e competidores de 17 nacionalidades”, finalizou.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização