21 de fevereiro de 2024
A Bicicleta de Vashon, antes do ataque

Vândalos danificam a lendária ‘Bicicleta da árvore’ em Vashon Island

A bicicleta teve o guidão, roda dianteira, garfo e para lamas roubados - Foto: The Beachcomber
A bicicleta teve o guidão, roda dianteira, garfo e para-lamas roubados – Foto: The Beachcomber

A maior atração turística da cidade de Vashon Island, Washington, a mundialmente famosa ‘Bicicleta da Árvore’ foi vítima de vandalismo neste fim de semana.

A lendária bicicleta infantil, literalmente envolvida por uma árvore, teve o guidão, a roda dianteira, o garfo e o para-lamas roubados arrancados e destruídos por vândalos. Esta não é a primeira vez que a Bicicleta de Vashon, como é conhecida, foi vítima deste tipo de ataque. Jeff Ammon, proprietário da loja Vashon Island Bicycles, já havia trocado o guidão da bike três vezes antes deste último incidente — de longe o mais devastador.

Após o ocorrido, autoridades locais cogitam instalar uma cerca ao redor da árvore, que permitirá aos visitantes fotografá-la sem tocá-la.

A Bicicleta de Vashon, antes do ataque
A Bicicleta de Vashon, antes do ataque

A lenda – Famosa em todo o mundo, a Bicicleta de Vashon é uma bicicleta infantil, abandonada em cima de uma árvore, que cresceu e acabou por envolver a bicicleta com o tempo, literalmente abraçado o brinquedo.

Várias lendas surgiram a respeito da origem da bicicleta. A “explicação” mais famosa diz que em 1914, um garoto abandonou sua bike junto a uma árvore para lutar na 1ª Guerra Mundial, onde veio a falecer. Com o passar do tempo, a árvore cresceu e acabou levando consigo a bicicletinha.

A verdade é menos romântica, mas ainda assim fascinante. De acordo com o jornal Vashon Beachcomber, em sua edição do dia 30 de dezembro de 2009, o pequeno veículo foi deixado ao lado da árvore em 1954 pelo garoto (na época) Don Puz.

A matéria diz que Don ganhou a bicicleta de presente, mas não gostava muito do brinquedo. Era muito pequena para ele e possuía pneus de borracha sólida, que dificultavam as manobras.

Um dia, Don Puz saiu com os amiguinhos pela floresta perto de sua casa, deixou o presente junto a uma árvore no meio do mato e passou dezenas de anos sem voltar no local.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização