21 de abril de 2024

PRO apresenta a ‘roda mais rápida do mundo’ no contra-relógio da Vuelta a España

Team Sky

Equipe Sky estreou a roda de três raios para contra-relógio da PRO, na abertura da Vuelta em Jerez de la Frontera

Após anos de desenvolvimento em conjunto (co-criação) com a equipe Sky, a PRO enfim lançou oficialmente sua roda de três raios para contrarrelógio, considerada a roda mais aerodinâmica já produzida e além de ser extremamente estável em ventos laterais. A estreia foi na abertura da Vuelta a España, no sábado (23), em Jerez de la Frontera. Desde a ideia inicial até a produção da roda, a PRO e a equipe Sky trabalharam lado a lado no projeto, com as duas equipes envolvidas em todas as etapas da produção.

Foram estabelecidas as metas, passando pelas avaliações em túneis de vento e teste com protótipos até a primeira utilização em competições oficiais. O resultado é uma roda de três raios, que atende às necessidades dos melhores ciclistas de contrarrelógio do mundo.

A roda com apenas três raios, construção de peça única monocoque é uma combinação de tecnologias em carbono como o Textreme (tecnologia onde os tecidos das fibras de carbono ficam mais compactos, tornando o material mais resistente e mais leve) para melhorar a estabilidade mantendo um baixo peso. Com o cubo Dura-Ace da Shimano, o peso da mesma fica em 740 gr.

O aro tem 65mm de perfil e 30mm de largura (com 28mm na superfície de frenagem). A área de contato com o freio em carbono UD é em ângulo para melhorar a passagem do ar pela roda e pelo pneu. Ao invés de ter a válvula no meio do aro, a roda de 3 raios possui a válvula diretamente atrás de um raio.

A roda foi testada junto com a Sky em túneis de vento, treinos e competições e os resultados foram excelentes em mais de 30 testes. Foram feitos comparativos entre a PRO 3-spoke (R2) e as melhores rodas de contrarrelógio existentes no mercado.

Quanto menor o arrasto, melhor. Quanto mais atrasado for o fluxo de separação a partir do aro, melhor: R2 e R1 eram os protótipos da PRO e as de competição são uma seleção de rodas top de linha de contrarrelógio. R2 é a que está sendo usada pela Team Sky na Volta da Espanha de 2014.

Opiniões favoráveis – Carsten Jeppesen, chefe do departamento de operações técnicas da equipe Sky comenta a novidade: “A partir do momento que começamos a falar sobre uma roda dianteira especial da PRO, nos dedicamos ao máximo. Trabalhamos bem de perto com o pessoal da PRO para criar a melhor roda de contrarrelógio possível. Numa bike de contrarrelógio, os ciclistas tem bastante peso na roda dianteira e qualquer vento lateral ou cruzado pode desequilibrar o ciclista, dificultando o controle”, diz Jeppesen.

“Nosso objetivo era ter uma roda aerodinâmica que também fosse estável. Olhamos juntos fatores diferentes que pudessem ter impacto na performance da roda, pois se você olhar para apenas um fator isoladamente (por exemplo, o arrasto), você não consegue o ‘melhor pacote’. A roda PRO 3-spoke vai causar um tremendo impacto em nossa performance no contrarrelógio e nossos atletas vão adorar”, complementa.

O ciclista Chris Froome aprovou a nova roda. “Quando testei a roda PRO 3-spoke senti que era boa na mesma hora. O controle melhorou muito, é mais estável e fácil de pedalar”.

Leon van Strien, gerente de produto da PRO, avalia a roda três raios. “Prestamos atenção especialmente em dois fatores: o primeiro, era claro, a aerodinâmica. O objetivo era minimizar o arrasto para termos a roda mais rápida do mundo. O segundo, e mais desafiante fator, era a estabilidade, medimos a força lateral e focamos em buscar o centro de pressão na roda. Nossos testes mostraram que alcançamos nossos objetivos e produzimos a mais aerodinâmica e estável roda de contrarrelógio que existe”.

Vídeo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização