25 de abril de 2024

Norte-americano cria bicicleta urbana que dispensa manutenção

Priority

Feita para ciclistas urbanos, modelo é composto por materiais resistentes e duráveis

Trocar pneu furado, arrumar a correia, desamassar o quadro… imagine se todos esses problemas não existissem na hora de pedalar. Foi essa a ideia por trás da invenção do estadunidense Dave Weiner, a Priority, uma bike altamente resistente, com design simples e feita para ciclistas urbanos.

Certo, mas o que ela tem de especial? A Priority, segundo seus desenvolvedores, é feita com materiais muito mais duráveis. O quadro é todo produzido em alumínio, mais barato que o de fibra de carbano, mas bem resistente, inclusive à ferrugem – sem contar que a bike fica mais leve.

A tradicional corrente, que costuma dar muita dor de cabeça aos ciclistas, foi substituída por uma correia dentada, similar a modelos utilizadas em algumas motocicletas de última geração e que não precisam de lubrificação. A opção ainda tem a vantagem de não sujar as barras das calças ou os calçados, tornando a pedalada mais suave.

A tradicional corrente foi substituída por uma correia dentada que dispensa lubrificação
A tradicional corrente foi substituída por uma correia dentada que dispensa lubrificação

Os pneus são de alta resistência: é possível perfurá-los, mas com muito esforço. As rodas são fixadas à bike com a utilização de parafusos, o que dificulta o roubo.

A montagem da bicicleta é bem simples e demora apenas cinco minutos, de acordo com Weiner. Após uma campanha de financiamento coletivo muito positiva, em que o valor arrecadado foi quase 20 vezes a quantia da solicitação inicial, o produto já começa a ser entregue para os financiadores da campanha.

Se você quiser saber mais sobre a bike, que custa US$ 380, acesse o site oficial.

Fonte: eCycle

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização