25 de abril de 2024

Lenda do MTB mundial, Tinker Juarez volta ao Brasil após seis anos

Tinker Juarez

Aos 53 anos, o atleta Cannondale chega como principal candidato ao título do maior campeonato de resistência do Brasil

Tinker Juarez, atleta da equipe internacional de mountain bike Cannondale Sho Air e um dos nomes mais importantes da história do ciclismo mundial, é presença garantida no MTB 12 Horas, que será disputado dia 9 de agosto no Bike Park CEMUCAM, localizado em Cotia, Grande São Paulo. Com 53 anos, o americano, que volta ao Brasil depois de seis anos para participar de uma competição, será o destaque da prova realizada em formato de resistência. Para se ter uma ideia, na categoria Elite Masculino, a principal do evento, os bikers pedalam 12 horas sem intervalo, totalizando até 200 quilômetros num único dia.

Tinker parece superar todas as lógicas do esporte. Apesar da idade avançada para os parâmetros comuns, o americano chega à competição como um dos favoritos ao título e, segundo o biker, o tempo é um fator que apenas complementa sua preparação. “Apesar da minha idade, sigo competindo em diversas provas nas principais categorias. Hoje, para suportar essa carga, meus treinos são um pouco diferentes, com longas distâncias em vez de intensidade. As distâncias que eu percorro podem chegar a 110 quilômetros, o que representa uma carga semanal entre 20 e 40 horas.”

Lenda do Mountain Bike – Competir em alto nível depois dos 50 é apenas um dos feitos desse californiano que pode ser considerado uma lenda do esporte. Sua trajetória é marcada pela versatilidade em cima das magrelas.

Com 15 anos, já competia profissionalmente em provas de BMX; aos 25, migrou para o Mountain Bike Cross Country (XCO), modalidade da qual é um dos precursores e que ajudou a difundir, sendo o primeiro representante americano na prova que marcou a estreia da modalidade nas Olimpíadas, nos Jogos de Atlanta, em 1996. Além disso, Tinker também viria a participar dos Jogos de Sydney, em 2000.

Tinker não parou no sonho olímpico: aos 44 anos, começou a se dedicar às competições de endurance e ultramaratonas – provas em que os bikers pedalam longas distâncias –, e viu sua carreira decolar ainda mais. Nessas modalidades, ele coleciona títulos e importantes resultados – entre os mais emblemáticos, a terceira colocação na travessia transcontinental Race Across America, competição que cruza os Estados Unidos de oeste a leste, totalizando um percurso de mais de 3.700 quilômetros. “As mudanças na minha vida foram sempre direcionadas para me manter competitivo e sempre buscar a vitória. Acredito que não exista motivação maior do que essa”, afirma Tinker.

Desafio brasileiro – Com títulos no MTB 12 Horas nos anos de 2003, 2005 e 2008, Tinker comemora a chance de competir no Brasil novamente e poder brigar pelo tetracampeonato na maior competição de endurance do País. “O Brasil é um lugar em que estive algumas vezes e do qual só tenho boas lembranças. Ainda não sei como será a pista, mas, quando faço uma prova de 12 horas, eu gosto de aproveitar o percurso e me divertir. Espero ter essa chance no Brasil.”

Tinker também fica entusiasmado por poder passar um pouco da sua experiência de quase 40 anos como atleta profissional – destes, 20 anos vestindo as cores Cannondale – para os bikers brasileiros. “Conheço alguns atletas brasileiros dos circuitos e sei que eles estão cada vez mais preparados. Sediando as Olimpíadas, acredito que o País terá grande oportunidade para seguir crescendo no MTB”, analisa o veterano.

Ficha técnica

  • Nome: David Juarez
  • Apelido: Tinker
  • Data de nascimento: 04/03/1961 (53 anos)
  • Nacionalidade: americana
  • Esporte/Categoria: mountain bike cross country e endurance
  • Equipe: Team Sho-Air Cannondale
  • Site oficial: http://www.shoaircyclinggroup.com

Principais conquistas:

  • Medalha de Ouro no Pan de 1995
  • Campeão do Endurance 24H em 2001, 2002, 2003 e 2004
  • Participação nos Jogos Olímpicos – Atlanta 1996 e Sydney 2000
  • Terceiro lugar no Race Across America 2006

Sobre o MTB 12 Horas

Patrocinado pela marca de bicicletas GT, o MTB 12 Horas é a prova de mountain bike de longa duração em revezamento mais tradicional do Brasil. A prova, que existe desde 1996, será realizada mais uma vez no Parque CEMUCAM, único bike park público do estado de São Paulo.

São 12 horas de prova disputadas em um circuito técnico de 7,5 quilômetros, com muitas trilhas e poucos lugares de ultrapassagem. Cada volta tem um tempo médio de 25 minutos. Neste ano, serão aproximadamente 200 competidores, divididos nas categorias Solo, Duplas e Quartetos.

As duplas e quartetos são categorias de revezamento, nas quais os competidores se revezam de forma livre, durante as 12 horas de prova. Vence aquele que completar o maior número de voltas. Na parte noturna, a iluminação é fornecida por faróis instalados nas bicicletas, pois o circuito não é iluminado.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização