29 de fevereiro de 2024
Prova de Scratch - Foto: CBC / Divulgação

Paraciclistas são destaques no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista

Prova de Scratch - Foto: CBC / Divulgação
Prova de Scratch – Foto: CBC / Divulgação

Atletas superaram seus limites e disputaram três provas durante a competição que foi realizada no Velódromo de Maringá (PR) neste fim de semana

Após três anos ausente do calendário nacional, o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista retornou com força total. As provas foram realizadas neste último sábado e domingo (2 e 3 de agosto), no Velódromo de Maringá, no Paraná, local onde também estava sendo realizado o Campeonato Brasileiro de Pista Elite.

O envolvimento entre ciclistas da Elite com os Paraciclistas formou uma corrente de motivação e superação de ambas as partes. Na programação do Paraciclismo, foram realizadas provas do Km Contra-Relógio, Perseguição Individual e Scratch. A competição foi aberta aos atletas que são filiados nas categorias C2, C3 e C4.

Com a presença do atual campeão mundial da prova de Scratch, Soelito Gohr, os ciclistas começaram as disputas no sábado, onde aconteceram as tomadas de tempo para a prova de Perseguição Individual e também foram definidos os campeões do Km Contra-Relógio.

O atleta Jefferson Spimpolo marcou 1min24s e foi o campeão da categoria C2/C3, seguido por Fabio Lucato e Célio Rafael. Pela classe C5, a vitória ficou com Lauro Chaman, que fez 1min14s, enquanto Johnatan Mineiro levou a prata e Roger da Paixão o bronze.

No domingo, a decisão da Perseguição Individual foi acirrada, mas as primeiras colocações não sofreram alterações. Jefferson Spimpolo voltou a subir no lugar mais alto do pódio, com Fábio Lucato em segundo e Célio Rafael em terceiro. Na categoria C5, Lauro Chaman mais uma vez conquistou a medalha de ouro, deixando a prata para Soelito Gohr e o bronze para Johnatan Mineiro.

Finalizando a programação do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista 2014, foi realizada a prova de Scratch, que levantou a torcida. Durante toda a disputa, os paraciclistas foram homenageados e aplaudidos pelo grande público que marcou presença no Velódromo. Nesta prova os ciclistas disputaram uma categoria única, e a vitória final foi conquistada por Soelito Gohr, campeão mundial desta prova.

“É muito importante para a modalidade ter o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista. A confederação brasileira de Ciclismo e o Comitê Paralímpico Brasileiro estão de parabéns por trabalharem e conseguirem retornar com a essa competição no calendário nacional. O nível dos para-atletas esta cada vez mais alto e isso motiva ainda mais o surgimento de novas promessas, além de motivar os atletas que já estão em atividade. Estou feliz com os resultados e quero parabenizar a todos os atletas que estiveram presente e a organização pelo excelente trabalho”, declarou Soelito.

O Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista Elite 2014 foi uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Comitê Paralímpico Brasileiro e Federação Paranaense de Ciclismo (FPC).

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização