25 de abril de 2024
A Sustrans tem todo o seu quadro feito artesanalmente em madeira

Britânico constrói bicicleta com madeira reaproveitada e peças usadas

A Sustrans tem todo o seu quadro feito artesanalmente em madeira
A Sustrans tem todo o seu quadro feito artesanalmente em madeira

O designer britânico Rowan Tindale se tornou um especialista na fabricação de bicicletas a partir de materiais reaproveitados. Apelidado de Sustrans, o modelo tem a madeira residual de itens marítimos como principal matéria-prima.

A inspiração para Tindale veio de sua própria cidade, Brighton, localizada na costa britânica e que possui influência direta da pesca e do mar no estilo de vida de seus moradores. Assim sendo, o designer enxergou enorme potencial nos materiais residuais deste setor.

Sustrans

“Trabalhar com materiais recuperados é crucial para a sustentabilidade de um projeto. Isso também mostra o potencial que as bicicletas de madeira têm para serem produzidas de maneira mais econômica”, justifica o designer na página do projeto.

A Sustrans tem todo o seu quadro feito artesanalmente em madeira. Por usar matéria-prima reaproveitada, é possível que a peça tenha cores diversas em um mesmo exemplar, o que dá um charme especial. Além da madeira, Tindale também utiliza resina ecológica. Os outros equipamentos, como coroa, corrente, guidão e pedais também são de segunda mão.

A bicicleta mantém um design simples e elegante, com formas tradicionais. O designer ainda oferece a opção de uma cesta extra, também feita com material reaproveitado, que pode ser acoplada à bicicleta para auxiliar o transporte de materiais.

Sustrans

Fonte: Ciclovivo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização