22 de abril de 2024
Raiza Goulão treina no Cemucam

Tricampeã nacional Sub-23, Raiza Goulão quer surpreender em sua estreia na Elite do MTB

Raiza Goulão treina no Cemucam
Raiza Goulão treina no Cemucam

Ciclista fará sua primeira participação na Elite do Campeonato Brasileiro de MTB XCO, neste domingo (20), em Cotia (SP). Seu companheiro de equipe Soul Riders, Matheus Oliveira, competirá de forma inédita na categoria Juvenil (Sub-17)

A dupla de ciclistas Raiza Goulão e Matheus Oliveira viverá um fim de semana especial em Cotia (SP). Os dois participarão neste domingo (20) do Campeonato Brasileiro de MTB XCO de 2014, no Centro Municipal de Campismo (Cemucam), na grande São Paulo. A novidade para ambos está em suas categorias. Tricampeã Sub-23, Raiza fará sua primeira prova na Elite da competição. Já Matheus estreia na Juvenil (Sub-17) após duas participações no Sub-15. Ambos os atletas fazem parte da equipe Soul Riders. A Soul é uma das principais montadoras de bicicletas esportivas e de lazer do País.

A competição chega em um bom momento para Raiza Goulão, que nesta temporada subiu no pódio das principais competições do Brasil e da América do Sul. A ciclista goiana esteve ainda na Europa, para competições como as etapas da República Tcheca e Alemanha da Copa do Mundo, além de conquistar o título na Taça Portugal de XCO. “Este é o meu primeiro ano disputando o Brasileiro na Elite. Será uma disputa legal. Apesar das outras atletas estarem muito fortes, espero dar trabalho”, pondera Raiza.

“O Campeonato Brasileiro é a prova mais importante que temos no calendário nacional. Ser campeã brasileira é o sonho de todo atleta profissional. Estou focada em buscar um bom resultado. Após minha experiência na Europa, aprendi que o importante é dar o meu máximo, fazer muita força e estar concentrada psicologicamente. Treinei bem e sei que tenho chance de vencer”, avalia.

Com o objetivo de adaptar-se à pista do campeonato, Raiza antecipou sua viagem a São Paulo, chegando três dias antes da prova. “Vim para São Paulo antes, para ter um ou dois dias a mais de treinamento em relação às minhas concorrentes no Cemucam. Serão três treinos antes da competição no domingo, contando com o que eu fiz hoje (quinta-feira). Pude ver que o circuito tem suas partes muito velozes e outras mais travadas. Será uma prova bem dura e exigirá muito do preparo físico dos atletas”, destaca Raiza.

De Olho nos Jogos Olímpicos Rio-16 – Assim como em todos as temporadas, os campeões do Brasileiro somarão 110 pontos no ranking mundial, da UCI (União Ciclística Internacional). Melhor colocada entre as brasileiras no ranking, com 564 pontos, na 37ª posição, Raiza tem as Olimpíadas do Rio de Janeiro como principal foco a médio prazo. “Minha preparação para o Brasileiro, junto com meu treinador Cadu Polazzo, faz parte do meu planejamento para estar nos Jogos Olímpicos de Rio-16. Separamos meus objetivos em duas partes: a performance no Brasil e também pra andar bem no Mundial e em algumas provas na sequencia. Sempre visando as Olimpíadas daqui dois anos”, revela.

Matheus Oliveira
Matheus Oliveira

Equipe Soul Riders representada na categoria Juvenil – Além de Raiza Goulão, que lutará por um título inédito em sua carreira, a Soul Cycles terá seu representante na Juvenil (Sub-17) do Campeonato Brasileiro 2014. O ciclista Matheus Oliveira, de Lauro de Freitas (BA), buscará em seu primeiro ano na categoria uma posição de destaque. Este será o terceiro Brasileiro de MTB em sua carreira. Em 2012, em Salvador (BA), Matheus foi o quinto colocado. No ano seguinte, conquistou a medalha de bronze, em Juiz de Fora (MG).

“Minha preparação para o Brasileiro foi iniciado há pouco mais de um mês, com meu treinador Cadu Polazzo. Começamos com treinos fortes e depois fomos diminuindo a carga e a intensidade do treino, finalizado nesta semana o que chamamos de polimento para o campeonato”, conta Matheus. “Espero ter um bom resultado, porque é uma prova importante. Darei meu máximo. Sempre procuro ir no meu limite nas provas e levar a sério os treinos, para cada dia evoluindo mais e trazer vitórias para minha equipe Soul Riders”, completa.

Assim como sua companheira de equipe, Matheus pedala com sua bike Soul SL 929 Carbono. “A minha SL 929 Carbono, equipada com XT, é uma ótima bike. Me adaptei rapidamente a ela e, por mais que os circuitos sejam técnicos, além dos treinamentos que também são, a SL Carbon tem uma geometria e uma rigidez que me auxilia em todas as partes de qualquer circuito, tanto nos treinos quanto em competições”, enaltece Matheus.

A programação do Campeonato Brasileiro de MTB XCO começa nesta sexta-feira (18), com retirada de kits e reconhecimento de pista. No dia seguinte, o treinamento oficial será das 8h às 11h, e no domingo (20) serão realizadas as quatro baterias, com 19 categorias. Enquanto Matheus vai a pista às 8h, na primeira largada, Raiza competirá a partir das 12h, na terceira.

Serviço

Campeonato Brasileiro de MTB XCO 2014

  • Local: Cemucam, Km 25 da Rodovia Raposo Tavares
  • Endereço: Rua Mesopotâmia, s/n, Jd.Passárgada – Cotia (SP)
  • Data: 18, 19 e 20 de julho
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização