29 de fevereiro de 2024

Campeonato Brasileiro de XCO acontece neste fim de semana em São Paulo

Trecho da Pista Crédito: Divulgação

Atletas de dezenove categorias estarão na disputa pelo título nacional. Provas serão realizadas no domingo (20), dentro do Parque do Cemucam

Os maiores nomes do Mountain Bike brasileiro estarão reunidos neste fim de semana, entre os dias 19 e 20 de julho, para participarem do Campeonato Brasileiro de MTB XCO que será realizado no Parque do Cemucam, na cidade de Cotia, SP. Ao todo, dezenove categorias estarão na disputa do título mais importante da temporada.

Atletas a partir dos 12 anos já terão a oportunidade de competir ao lado dos principais atletas do ciclismo brasileiro. No ano passado a vitória da Elite ficou para os atletas Henrique Avancini e Erika Gramiscelli. Este ano, a disputa promete ser ainda mais acirrada. Com a aproximação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os atletas estão cada vez mais bem preparados e isso reflete no alto nível das competições.

Além de ser a principal competição do calendário nacional, o Brasileiro de MTB XCO também conta pontos para o ranking mundial. Para participar do evento, os atletas devem obrigatoriamente estar filiados e regularizados junto a sua federação estadual. A pista estará aberta para treinos oficiais no sábado (19) das 8h às 11hs. Os kits também serão retirados no sábado entre as 8h e 17h30 no Casarão 1 do Parque do Cemucam. Já o Congresso Técnico será realizado das 18h às 19h30, também no Casarão 1.

Segundo Paulo de Tarso, um dos organizadores do evento, já esta tudo pronto para a competição acontecer em alto nível. “Estamos montando um grande evento, a nível internacional, começando pelo sensacional circuito de 4,5 quilômetros de extensão projeto por Edu Ramires, um dos mais experientes atletas de Mountain Bike do país e também um dos organizadores do evento. O cuidado com toda a estrutura e logística para os atletas foram acompanhadas de perto e tenho certeza que faremos uma grande prova”, declarou Paulo.

Novidades – Os competidores serão beneficiados também com várias ações dos patrocinadores e apoiadores incrementando ainda mais o evento, que estará sempre apoiar os atletas.

O grupo Natural da Terra oferecerá para os atletas, frutas, lanches e sucos, para repor as energias. Um apoio que reflete o incentivo a pratica de esporte, acreditando que, aliada a uma alimentação saudável, seja fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida. Os competidores ainda terão hidratação com NUUN, um método de hidratação leve, fácil de usar e sem alto teor calórico totalmente gratuito.

Outra grande novidade será na premiação. Todos os campeões ganharão um vale compras no valor de R$ 200,00 oferecido pela Netshoes. A Shimano também estará presente no Brasileiro oferecendo a todos os atletas inscritos, independente de equipe, marcas de componentes ou bicicleta, seu serviço técnico de Suporte Neutro, o Neutral Support. Esta ação consiste em proporcionar aos atletas um apoio mecânico dos profissionais técnicos da Shimano para ajustes, regulagens e reparos de emergência às suas bicicletas.

Desafio de MTB Amador – Para completar a programação, os competidores amadores terão a oportunidade de participar, no sábado (19), do Desafio Caloi de MTB Amador.

Para o público amante do esporte, será uma oportunidade única para acompanharem bem de pertinho a competição que reunirá os principais competidores de todo o país. A entrada será gratuita.

Programação

Local: Cemucam – Rua Mesopotâmia, s/n (km 25 da Rod. Raposo Tavares sentido capital) – Jd.Passárgada – Cotia

Dia 15 de Julho

  • Encerramento das inscrições;

Dia 18 de Julho

  • das 8:30hs as 17:30hs pista livre para reconhecimento ( Não é treino oficial );
  • das 14hs as 17:30hs Retirada de Kits ( Local Arena da prova na Tenda de Inscrições );

Dia 19 de Julho

  • das 8hs as 17:30hs Retirada de Kits ( Local Parque Cemucam / Casarão 1 );
  • das 8hs as 11hs Treino Oficial da manhã ( Treino somente com numeral );
  • das 12hs as 14hs Desafio Caloi de MTB Amador;
  • Após o encerramento do Desafio Caloi de MTB Amadorr, das 14hs as 17:30hs Treino Oficial da tarde ( Treino somente com numeral );
  • das 18:30hs as 19:30hs Congresso Técnico ( Local Parque Cemucam /Casarão 1 );

Dia 20 de Julho

  • das 7:30hs as 10:30hs Retirada e encerramento de entrega de Kits ( Local Casarão 1 );
  • 8h30 – Largada 1ª Bateria (Categorias Juvenil Masc / Máster C1 – 50/54 Masc / Máster C2 – 55/59 Masc / Máster Fem / Veteranos Masc / Junior Fem / Infanto-Juvenil Masc / Juvenil Fem / Infanto-Juvenil Fem)
  • 10 hs – Largada 2ª Bateria (Categorias Sub 30 Masc / Máster 30/34 Masc / Máster 35/39 Masc / Máster 40/44 Masc / Máster 45/49 Masc)
  • 12 hs – Largada 3ª Bateria (Categorias UCI Elite Fem / Junior Masc / Sub 23 Fem)
  • 14hs – Largada 4ª Bateria (Categorias UCI Elite Masc / Sub 23 Masc)
  • 16hs – Premiação e encerramento

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização