1 de março de 2024
Pódio da categoria Elite Masculino - Foto: CBC/Divulgação

Renato Rezende e Priscilla Carnaval são os novos campeões brasileiros de BMX

Pódio da categoria Elite Masculino - Foto: Ivan Storti/CBC
Pódio da categoria Elite Masculino – Foto: Ivan Storti/CBC

Principais categorias tiveram os resultados definidos apenas nos metros finais da última bateria. Campeonato Brasileiro reuniu mais de 500 atletas de todo o Brasil

O ciclismo brasileiro conheceu neste domingo, 6 de julho, os melhores pilotos do BMX brasileiro. A competição aconteceu na cidade de Americana (SP), reunindo atletas de todo o país. No total, foram mais de 500 pilotos na disputa. Além de ser a principal competição do calendário nacional, o Campeonato Brasileiro também distribui pontos importantes para o ranking mundial. A vitória da categoria Elite ficou com os pilotos Renato Rezende e Priscilla Carnaval.

Foto: Ivan Storti/CBC
Foto: Ivan Storti/CBC

Embalado pela vitória conquistada no sábado, 5, durante o Time Trial, Renato Rezende, entrou na disputa deste domingo, 6, como um dos principais favoritos ao título da categoria Elite masculino. O atleta, que representa a equipe Clube Florestal, fez uma etapa classificatória cautelosa, e aproveitou para corrigir alguns cometidos. Na final, Renato fez uma prova de recuperação após não ter realizado uma boa largada e na reta final assumiu a liderança em uma grande arrancada final para se consagrar em campeão brasileiro de 2014.

“Foi muito bom ganhar aqui no Brasil, estou muito feliz. Esse carinho de todo mundo não tem preço. Estava com saudade do Brasil. Meus treinamentos vêm dando resultado e quero agradecer o trabalho da confederação, Ministério do Esporte, COB e toda equipe Multidisciplinar, pelo apoio. Das últimas quatro corridas que eu fiz acabei vencendo três e isso mostra que estamos no caminho certo. Só tenho que agradecer a Deus que vem guiando e ajudando muito em todos os momentos”, declarou Renato.

O sprint final da prova masculina foi disputado até os últimos centimetros, quando Andre Fassina, da equipe Americana Bicicross Clube, comemorou a medalha de prata. Leandro Miranda, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, em uma demonstração de raça e determinação acabou conquistando a medalha de bronze mesmo cruzando a linha de chegada desgovernado.

Na Junior masculino, prevaleceu o talento do jovem ciclista Anderson Ezequiel. O baiano Leonardo Cazé, representante da Associação de Bicicross de Salvador, levou a prata, enquanto Lucas Augusto, da Americana Bicicross Clube, ficou com o bronze. Com a medalha de ouro estampada no peito, Anderson aparece como uma grande aposta de pódio para o Brasil no próximo Campeonato Mundial, que será realizado em Rotterdam, na Holanda, no próximo dia 27 de julho.

Outra atleta que repetiu a vitória de sábado foi Priscilla Carnaval, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos. A atleta conquistou o título brasileiro depois de somar a maior quantidade de pontos em uma melhor de três. O segundo lugar ficou com Thaynara Morosini, da Comau do Brasil, seguida de perto por Julia Alves, da Americana Bicicross Clube. Devido a quantidade de atletas inscritas, a prova feminina não pode ser realizada conforme o modelo tradicional.

Pódio da categoria Elite Feminino - Foto: Ivan Storti/CBC
Pódio da categoria Elite Feminino – Foto: Ivan Storti/CBC

“Estou contente por conseguir conquistar o meu primeiro título brasileiro de BMX Race na Elite. Estou fazendo uma preparação especifica para o mundial e isso incluía o brasileiro como teste. Acabou dando tudo certo e consegui terminar com a vitória. Essa conquista também é fruto de toda a experiência que a CBC vem proporcionando para os atletas da seleção. Quero agradecer o apoio de todos e dizer que estarei buscando representar muito bem o Brasil no Mundial”, declarou Priscilla.

A competição também foi acompanhada pelo presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, que destacou a importância da competição e enalteceu a presença do público, que compareceu em peso durante os dois dias de competições. “É uma grande satisfação poder ver a principal competição do calendário nacional sendo disputada por quase 600 pilotos. Esse fomento é fruto de muito trabalho e seriedade nos projetos ligados ao BMX. Os atletas que participaram mostraram um ótimo nível e fizeram uma grande competição. Outro destaque foi o público que compareceu em peso e fez o evento ficar ainda mais bonito”, declarou o presidente.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo BMX é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Paulista de Ciclismo (FPC), Associação Paulista de BMX (APBMX) e Americana Bicicross Clube (ABC), com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização