24 de fevereiro de 2024

Alemanha cria trem movido a energia solar e pedaladas

SolarDraisine

Com capacidade de até oito pessoas, a tecnologia, chamada SolarDraisine, é veículo ferroviário híbrido que pode chegar a 15 km/h. Na cidade de Mörlenbach, Alemanha, o trem é utilizado como meio de transporte para turistas conhecerem a região – passando por pontes e cavernas geladas ao longo de 9,6km que interligam cidades vizinhas.

Dirigir um SolarDraisine é tão fácil como andar de bicicleta! O conceito por trás da inovação elétrica é parecido com de o de e-bikes: pedala-se para que o motor elétrico seja ativado. Se você parar de pedalar, o veículo também para. Isso significa que não há esforço no pedal, UFA! Apenas é um sinal de que o veículo deve seguir o trajeto.

A construção da linha férrea pela qual o trem passa na Alemanha foi finalizada em 1901. Naquela época, trechos curtos eram obrigados a ter viadutos e pontes pelo caminho e, por isso, a linha possui três grandes viadutos, algumas pontes e dois túneis. Hoje o percurso é considerado um dos mais belos e culturalmente importantes.

Espera-se que a tecnologia crie empregos e impulsione o turismo.

Conheça o site do local, onde é possível até passear pelos trilhos virtualmente.

Fonte: The Greenest Post

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização