16 de junho de 2024
Foto: Federation European Cyclist

Alemanha propõe substituir caminhões de entrega por bicicletas

A medida é uma das soluções encontradas para reduzir o congestionamento e a poluição no país

O governo alemão tem incentivado cada vez mais o uso da bicicleta como meio de transporte. Mais do que isso, as autoridades do país europeu pretendem trocar boa parte dos carros e caminhões usados para entregas por bikes de carga.

A medida é uma das soluções encontradas para reduzir o congestionamento e a poluição na Alemanha. Há cinco anos o país trabalha com esse objetivo e o investimento anual em infraestrutura para bicicletas supera os 80 milhões de euros.

De acordo com a porta-voz do ministério dos Transportes, Birgitta Worringen, mais de 75% das viagens feitas no país são para cobrir distâncias menores do que dez quilômetros. Nessa situação, a bicicleta é um meio altamente eficiente, inclusive para ser usada no transporte de pequenas cargas.

Conforme informado pela ABC, a UPS, empresa especializada em logística, já tem usado bikes para realizarem entregas em seis cidades alemãs. O representante da empresa, Lars Purkarthofer, explicou ao jornal que a decisão faz parte do compromisso em reduzir o congestionamento nos centros das cidades, ao mesmo tempo em que reforça a responsabilidade da companhia com as práticas sustentáveis.

Mesmo com todo esse interesse público e privado, Purkarthofer lembra que a estrutura ainda não é ideal. O representante informa que existem ciclovias muito estreitas e em alguns locais faltam estacionamentos para que as bicicletas sejam guardadas de maneira segura.

Fonte: Ciclovivo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização