20 de junho de 2024
Centro de Apoio ao Ciclista, em Nova Lima (MG)

Empresários se unem e criam Centro de Apoio ao Ciclista em MG

Mantido pelos próprios ciclistas, o Centro de Apoio ao Ciclista – CAC, próximo a Belo Horizonte, oferece diversos serviços, como alimentação, banheiro, vestiário, manutenção e reparos

Centro de Apoio ao Ciclista, em Nova Lima (MG)
Centro de Apoio ao Ciclista, em Nova Lima (MG)

O CAC – Centro de Apoio ao Ciclista, em Nova Lima, na Grande BH, tem como principal objetivo apoiar e incentivar o uso de bicicleta como meio de transporte sustentável e qualidade de vida.

A iniciativa é dos empresários e ciclistas Jean Felipe Lamas e Thais Cristina, moradores da cidade de Nova Lima, em Minas Gerais, que no ano de 2013 decidiram montar o CAC para ajudar os amigos ciclistas nos vários problemas que estavam encontrando para pedalar na região.

Mantido pelos próprios ciclistas, o CAC oferece diversos serviços, tais como: alimentação, banheiro, vestiário, manutenção e reparos, ducha na bicicleta, aluguel de bicicletas, resgate e primeiros socorros, monitoramento dos veículos, achados e perdidos, atualização de GPS, guias, passeios e mapas. Além de tudo isso, o local ainda empresta ferramentas, equipamentos e acessórios, caso o ciclista esqueça.

Após a instalação do CAC o número de ciclistas iniciantes e profissionais vem aumentando gradativamente por toda cidade. Hoje o local recebe cerca de 350 ciclistas/mês, vindos de todos os cantos do Brasil e até mesmo de outros países. Principalmente ciclistas da modalidade mountain bike, pois a região é conhecida por suas montanhas, relevos, trilhas e cachoeiras. Segundo Jean Felipe, vários ciclistas campeões de MTB vêm realizando treinamento na região.

Além de incentivar mais pessoas a adotarem a bicicletas como meio de transporte sustentável, atender aos turistas ajuda a incrementar o desenvolvimento desse setor econômico na região.

CAC Móvel – Além do ponto fixo, o serviço dispõe de um CAC móvel, que opera com um veiculo de apoio em eventos e na área urbana. Segundo Jean Felipe, algumas prefeituras já conheceram o projeto e estudam a viabilidade de implantar o serviço em suas cidades.

Fonte: Portal Mobilize, por Jean Felipe

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização