12 de junho de 2024

Designers norte-americanos criam bike 100% ergonômica em fibra de carbono

Universal Bike

Protótipo de bike em fibra de carbono permite alterar não apenas a altura de componentes como garfo e selim, mas também alterar completamente a geometria do quadro. afim de adaptar-se a qualquer tipo de ciclista

Uma pequena empresa do Brooklyn, Nova York, está produzindo um novo modelo de bicicleta que, segundo seus criadores, é a primeira bike 100% ajustável a qualquer tipo de ciclista ou situação de pedalada.

A Universal Bike é construída a partir de um quadro de design exclusivo em fibra de carbono que permite não apenas alterar medidas como altura do selim e do garfo dianteiro, mas também alterar o ângulo e o posicionamento do tubo do selim e da caixa de direção, através de ajustes simples e sem a necessidade de ferramentas especiais.

A ideia surgiu após a equipe de designers da Brooklyness, empresa encabeçada por Manuel Saez, meditar sobre a ergonomia das cadeiras de escritório. Segundo estes, as bicicletas deveriam possuir a mesma facilidade de ajustes que as cadeiras. já que assim como estas, foram feitas para serem sentadas durante longos períodos com o maior conforto possível, independente da compleição física de seu usuário.

A empresa comercializará também o quadro avulso
A empresa comercializará também o quadro avulso

Saez também levou em consideração um estudo da Pedestrian & Bicycle Information Center, que dizia que 0.5% dos norte-americanos utilizam a bicicleta regularmente e  apenas 18% dos habitantes do  país com idade acima dos 16 anos tentaram pedalar uma bike durante o anos de 2012. O estudo conclui que uma das principais razões pelo desinteresse tinha relação com a falta de conforto proporcionada pelas bicicletas comuns.

Com esta conclusão em mente, a Brooklyness projetou e desenvolveu a Universal Bike, a “primeira bicicleta de fibra de carbono construída para as massas”. O design inovador permite ainda facilitar a vida dos pais que atualmente sofrem gastando dinheiro constantemente com as bicicletas de seus filhos, que crescem e necessitam de bikes maiores. Graças a suas características, a Universal Bike permite acompanhar toda a infância e até a fase adulta do ciclista.

Universal Bike

O design proprietário da Universal Bike permite a customização total de sua geometria, tornando-a, segundo seus criadores, adaptável a 99% da população.

Através do aplicativo Size'nFit, é possível inserir dados referentes às medidas físicas do usuário para customizar a geometria do quadro
Através do aplicativo Size’nFit, é possível inserir dados referentes às medidas físicas do usuário para customizar a geometria do quadro

Através de um aplicativo de bike-fit para smartphones, desenvolvido pela Brooklyness, é possível inserir dados referentes às medidas físicas do usuário. Além das medidas, é possível também escolher o tipo de pedalada, priorizando a performance ou o conforto do quadro.

Com estes dados em mãos, basta ajustar a bike de acordo com as instruções do aplicativo.

Para produzir comercialmente a Universal Bike, a Brooklyness está procurando por parcerias financeiras através do site de crowdfunding Kickstarter.

De acordo com eles, a nova bicicleta deverá custar entre 895 dólares (versão singlespeed aro 24″) a 1.295 dólares (versão com câmbio de três velocidades. Já o quadro avulso, vendido com o garfo dianteiro, custará 695 dólares.

Universal Bike

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização