16 de junho de 2024
GT Force

Helion Team, Force X, Sensor X, e Sanction Pro: As novas armas da GT para 2015

A marca GT sempre fez parte do vocabulário do Mountain Bike, marcando presença nos pódios de competições em todo mundo. Lendas de um passado recente, como a norte-americana Juliana Furtado e o austríaco Hans Rey, dividem o hall of fame do MTB com os irmãos Gee, Dan e Rachel Atherton, atuais monstros sagrados do Freeride e do Downhill, graças em grande parte às bikes e patrocínio da GT.

Para 2015, a marca promete grandes e boas novidades, com o lançamento de quatro modelos de bicicletas full suspension com rodas 27.5 polegadas, desde as novas bikes GT Helion (Cross-Country) e GT Sanction (Enduro técnico) até as totalmente reformuladas GT Force X e GT Sensor X. Confira:

GT Force X

GT Force

Em sua linha 2014, a GT iniciou-se no mundo das rodas de 27.5″, estreadas nas linhas Force e da Sensor, voltadas para o público de all Mountain/trail. Para 2015, a Force dará lugar a nova Force X, com geometria mais agressiva que sua antecessora, tornando-se a opção ideal para o praticante de all mountain que aprecia as descidas extremamente técnicas.

Detalhe da suspensão AOS (Angle Optimized Suspension), com150mm de curso
Detalhe da suspensão AOS (Angle Optimized Suspension), com150mm de curso

A bike possui um bonito quadro, construído em alumínio hidroformado, cuja suspensão AOS (Angle Optimized Suspension) oferece 150mm de curso. Esta tecnologia de suspensão trabalha de forma independente do grupo transmissor, mantendo a roda em contato com o solo por mais tempo e diminuindo a perda de energia durante a pedalada.

A Force X vem equipada com grupo transmissor Shimano SLX, pedivela Race Face e canote de selim telescópico KS LEV, cujo cabo de acionamento é roteado internamente dentro do quadro. Como amortecedor dianteiro, foi escolhido o Fox 34 Float 27.5 160 CTD, com 160mm de curso.

A nova GT Force X será comercializada nos Estados Unidos pelo preço de 3.399 dólares. Quem tiver um dinheirinho extra sobrando pode ter a versão em carbono por 4.499 dólares.

GT Sensor X

GT Sensor

A nova Sensor X é a grande estrela da apresentação da GT, apesar desse nome de aparelho de barbear. Existe uma tendência emergente entre os construtores de quadros de bicicletas de enduro em diminuir o centro de gravidade da bicicleta, utilizando menor curso de amortecimento na traseira e compensando com um maior curso na frente. Ao se utilizar este setup assimétrico, tira-se maior proveito da manobrabilidade das rodas 27.5″ em trechos técnicos e de velocidade.

A Sensor X vem com amortecedor Fox Float CTD de 130mm
A Sensor X vem com amortecedor Fox Float CTD de 130mm

Seguindo este raciocínio, a Sensor X vem equipada com o amortecedor dianteiro RockShox Pike Solo Air. Com 15mm de curso e com o amortecedor Fox Float CTD de 130mm. montado na suspensão traseira com tecnologia AOS. Este arranjo permite curso de amortecimento suficiente para encarar obstáculos sem no entanto exigir que o ciclista tenha que ficar travando a suspensão o tempo todo para não perder energia nas pedaladas.

Assim como a Force X, a Sensor X vem equipada com o canote KS LEV. O grupo transmissor 1 x 10 velocidades utiliza pedivela Race Face Evolve, câmbio Shimano XT e passador Shimano SLX. Guidão Race Face com largura de 785mm e mesa da mesma marca com 45mm deixam claramente a vocação trailbike, que será vendida em duas versões, a Pro e a Expert, com preços a partir de 3.999 dólares.

GT Helion Team

GT Helion

Apresentada em nosso site na semana passada, a GT Helion é uma full-suspension desenvolvida para a prática de XC. A bike possui 110mm de curso de amortecimento em ambas as extremidades. Utiliza grupo de transmissão 1 x 10 velocidades em um cassete de 11 x 36 dentes, que pode ser convertido para 11 x 42 mediante um pinhão de cassete extra, da marca e-Thirteen, fornecido com a bike.

As suspensões são da marca Fox, acionados remotamente por meio de um controle no lado esquerdo do guidão.

A GT espera produzir três modelos com quadros em carbono, além de quatro versões em alumínio, com preços entre 2.349 e 7000 dólares.

GT Sanction Pro

GT Sanction

A bike de competição que a GT desenvolveu especialmente para Dan Atherton para a Enduro World Series estará agora disponível, na forma de quadro avulso ou bicicleta completa. A nova GT Sanction Pro possui um robusto quadro com 16mm de curso em ambas as extremidades, montado em rodas 27.5″.

Detalhe do guia de corrente e-Thirteen
Detalhe do guia de corrente e-Thirteen

Ao contrário dos modelos anteriores, a Sanction utiliza a tecnologia de suspensão traseira Independent Drive em um quadro em liga de alumínio 6069, mais resistente que a liga 6061 utilizada na Force X.

A geometria do quadro é mais aberta, com ângulo da caixa de direção em 66º. A amortecedor dianteiro é o novo Fox 36. Na traseira, foi utilizado o amortecedor Float X. Como é usual em bikes de enduro, uma trava remota situada no lado esquerdo do guidão aciona o bloqueio de ambos amortecedores. Já no lado direito do guidão, um outro controle remoto aciona o canote telescópico KS LEV.

Completam sua configuração mesa e guidão Race Face Atlas, guia de corrente e-Thirteen. O custo do quadro, com amortecedor Fox Float X CTD é de 1.999 dólares. Ainda não foi divulgado o valor da bike completa, qua pesa aproximadamente 13,6kg.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização