29 de abril de 2024

IzzyBike, a bicicleta urbana com tração nas duas rodas que dispensa corrente

Izzy Bike

Correntes de transmissão, apesar de largamente utilizadas na indústria ciclística, possuem algumas desvantagens. Via de regra, são ruidosas e sujam-se facilmente (e com isto frequentemente sujam a barra das calças dos ciclistas urbanos!). Além disso, possuem uma vida útil relativamente curta, demandando trocas frequentes.

Pensando nisto, alguns fabricantes apostam na crescente tendência de se utilizar correias dentadas em seu lugar. Alguns, mas nem todos. Para o inventor e designer polonês Marek Jurek, a única forma de se aproveitar o máximo da força proporcionada pelas pedaladas é a utilização direta dos pedais nas rodas, sem intermediários. Para comprovar sua teoria, Jurek criou a Izzy Bike, um protótipo de bicicleta urbana dobrável que possui transmissão direta no cubo da roda dianteira, de forma similar a dos velocípedes infantis.

Izzy BikeAs semelhanças acabam por aí. Ao contrário dos triciclos infantis, a Izzy Bike utiliza, como em bikes convencionais, o princípio da roda livre, na qual o ciclista pode parar de pedalar sem que os pedais continuem girando no pedivela. A bike é equipada com câmbio de três velocidades, o que garante uma boa dose de conforto para seu usuário. Não bastasse isto, um engenhosos sistema patenteado, composto por uma terceira roda auxiliar, conecta as rodas dianteira e traseira, transmitindo a tração da primeira para roda de trás, o que garante uma tração nas duas rodas aro 29″, sem auxílio de corrente ou correia dentada.

A ausência de corrente permite ainda uma característica única: é possível dobrar a Izzy Bike em menos de um segundo, o que permite transportá-la facilmente dentro de ônibus ou vagões de metrô.

Sua geometria caracterizada por uma pequena distância entre eixos deixa esta bike conceitual extremamente manobrável nas curvas e com uma boa velocidade final, graças às rodas aro 29 polegadas.

De acordo com seu criador, o resultado é uma bicicleta confortável, estável e prática.

A Izzy Bike está em fase de arrecadação de fundos para a viabilização de sua produção comercial. Maiores informações podem ser obtidas clicando aqui.

Vídeo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização