16 de junho de 2024

Jyrobike, a bicicleta infantil com tecnologia utilizada em helicópteros

Será este o futoro do aprendizado para crianças?
Será este o futoro do aprendizado para crianças?

Ensinar crianças a pedalar uma bicicleta exige uma certa dose de dedicação e paciência dos pais. Afinal, até que a criança adquira a confiança necessária para sair pedalando sem as tradicionais rodinhas, vai depender quase que exclusivamente dos adultos para não cair.

Pensando nisto, uma empresa norte-americana desenvolveu a Jyrobike, uma bicicleta que utiliza um sistema giroscópico similar ao utilizado para manter helicópteros em voo.

O equipamento, instalado na roda dianteira da bicicleta, cria uma suave resistência contrária ao movimento da roda, balanceando a a bike e aumentando o equilíbrio.

A tecnologia foi desenvolvida pela Universidade de Dartmouth para a marca Gyrobike, que posteriormente foi vendida ao empresário Robert Bodill, proprietário da marca Jyrobike.

A Jyrobike é construída com quadro em alumínio e um sistema de giroscópio na roda dianteira
A Jyrobike é construída com quadro em alumínio e um sistema de giroscópio na roda dianteira

A bicicleta, que está em fase de arrecadação de fundos para sua produção comercial através do site Kickstarter, já é considerada um sucesso: “Estamos trabalhando nos últimos dois anos em uma bicicleta infantil que permite que qualquer criança aprenda a pedalar em uma única tarde no parque”, diz Bodill.

“Essa tecnologia permite que o ciclista mantenha-se equilibrado mesmo quando a bicicleta oscila para os lados, o que acabará de uma vez por todas com os tombos e machucados geralmente associados com o processo de aprendizagem”, completa.

Giroscópios são utilizados para manter helicópteros estabilizados no ar. A bicicleta Jyrobike utiliza o mesmo princípio: um motor, impulsiona uma roda interna, instalada no interior da roda dianteira.

A Jyrobike vem equipada com alto falantes que podem emitir três tipos de som diferentes
A Jyrobike vem equipada com alto falantes que podem emitir três tipos de som diferentes

Sua alta velocidade de rotação, em torno de  em 2.000 rotações por minuto, cria uma força giroscópica que torna a bike mais estável. O sistema pode ser ajustado remotamente de acordo com o progresso na habilidade do ciclista. Isto significa que os pais podem progressivamente reduzindo o auxílio, de acordo com o progresso da criança.

As bikes são indicadas para crianças entre três a oito anos de idade e vem com uma série de funções que a tornarão uma diversão garantida para a garotada.

A Jyrobike vem equipada com alto falantes que podem emitir três tipos de som diferentes: sirene, buzina e – o nosso favorito – o “rugido de um dinossauro”!

O sistema giroscópico pode ainda ser totalmente removido uma vez que o ciclista-mirim tenha aprendido a pedalar por seus próprios meios.

Vídeo:

Caso a Jyrobike seja efetivamente lançada ao mercado (provavelmente a partir de janeiro do ano que vem), será disponibilizada em versões com rodas de 16 polegadas, pelo preço aproximado de  249 dólares.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização