23 de junho de 2024

Spurtrel, a inovadora ferramenta para alinhamento de guidões

Ferramenta alinha o conjunto guidão / mesa com precisão “cirúrgica” e aposenta de vez o ajuste via “olhômetro”

Assim como a maioria dos ciclistas que conheço, eu também tenho um mecânico de confiança, responsável por deixar minha bike funcionando como um relógio suíço. Tal precisão é garantida por uma enorme quantidade de ferramentas especializadas, que auxiliam os mecânicos de oficinas de bicicletas a alinhar corretamente as rodas, os rotores de freio, o câmbio e sua gancheira etc.

Uma peça em especial, entretanto, sempre ficou relegada a um ajuste um tanto quanto empírico: o guidão da bike. Até agora, não haviam ferramentas que garantissem o seu correto alinhamento, deixando esta tarefa para os olhos do mecânico.

SpurtreuPara solucionar este problema, uma empresa alemã, a Tune, lançou o Spurtreu, uma ferramenta que garante o correto alinhamento entre o conjunto guidão / mesa em relação às rodas da bike. 

O princípio de funcionamento é extremamente simples. Basta encaixar o Spurtreu no centro do guidão e ligar seu feixe de laser. Caso o guidão esteja corretamente alinhado, o laser apontará diretamente para o centro do pneu.

A ferramenta é construída em liga de alumínio e é leve, pesando apenas 194 gramas, e pode ser adquirida diretamente no website da Tune por 69 euros (cerca de 100 dólares).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização