29 de abril de 2024

MaynoothBike, a bicicleta que prioriza o conforto postural

MaynoothBike

Bicicleta, que vem banco com encosto para as costas, utiliza um curioso sistema de pedalada linear

Engenheiro alemão radicado na Irlanda, Christoph Lenz sempre foi um apaixonado por bicicletas e pela cultura do ciclismo urbano. O grande problema desta paixão foi que Lenz nunca se adaptou totalmente aos desconfortáveis selins de bicicleta, além da postura de pedalada, que lhe causava dores nas costas.

A alternativa natural seria a utilização de bicicletas do rito recumbent (reclinadas), mas para o exigente engenheiro elas também ficavam a desejar no quesito conforto postural, a sua inclinação obriga o ciclista a colar o queixo no peito, causando dores no pescoço em pouco tempo.

O engenheiro Christoph Lenz e sua criação
O engenheiro Christoph Lenz e sua criação

A solução encontrada por Lens foi projetar e desenvolver a MaynoothBike, que tem esse nome em homenagem à cidade onde onde o alemão mora atualmente, Maynooth, na Irlanda.

A MaynoothBike foge do convencional em vários aspectos. No lugar do tradicional conjunto movimento central / pedivela, o grupo transmissor desta curiosa bike fica no garfo dianteiro. Ao invés do movimento rotacional dos pedais, proporcionado pelas bicicletas tradicionais, a pedalada é linear, onde os pés do ciclista pedalam para cima e para baixo. Segundo seu criador, a pedalada linear não apenas proporciona um posicionamento mais confortável, deixando a coluna mais ereta, mas também possui maior eficiência.

O grupo transmissor utiliza duas correntes, uma para cada pedal, que impulsionam duas catracas no cubo da roda dianteira.

Além disso, o selim da MaynoothBike é praticamente uma cadeira sem pernas, já que é montado em uma única peça que inclui um enorme encosto para as costas.

Vídeo:

Faça você mesmo – Aqueles interessados em comprar uma MaynoothBike poderão ficar desapontado ao saber ela não está a venda. Pelo menos tecnicamente. Por 15 libras, é possível adquirir um manual de construção detalhado, com todas as informações detalhadas para construir uma bike como essa. Tudo o que se precisa é de uma fresadora, um torno e uma máquina de soldagem… Fácil, não?

Por outro lado, ao adquirir o manual de construção da MaynoothBike é possível participar de uma comunidade virtual de construtores de bikes, onde é possível trocar informações e dicas sobre materiais. Além disso, alguns membros desta comunidade já estão produzindo peças pré-fabricadas na forma de kits.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização