19 de maio de 2024
A bicicleta Jaguar foi uma das primeiras produzidas pelo americano em Brasília

Jaguar, a bicicleta de bambu fabricada em Brasília

A bicicleta Jaguar foi uma das primeiras produzidas pelo americano em Brasília
A bicicleta Jaguar foi uma das primeiras produzidas pelo americano em Brasília

Com o objetivo de minimizar o impacto do crescimento descontrolado do número de carros que circulam na cidade, o americano Phillip James Fiuza Lima, radicado em Brasília desde 2006, se dedica à produção de bicicletas com o quadro de bambu. Segundo ele, sua empresa Bambu Bike Brasil tem a intenção de criar um meio de transporte alternativo, através da utilização de materiais renováveis e gerar renda para empregados de baixo poder aquisitivo, com foco no desenvolvimento sustentável.

“Descobri que a primeira patente de bicicleta com bambu foi registrada em 1896 por uma empresa norte-americana. No Brasil, soube de experiências semelhantes em Alagoas e no Rio de Janeiro”, disse.

Phillip diz que há grandes vantagens ambientais, sociais e econômicas na utilização do bambu para a fabricação de quadros de bicicletas. Um dos maiores benefícios é a possibilidade de usar um material renovável que, em relação ao seu peso, tem a mesma durabilidade e é mais resistente que o aço.

O americano acredita que o Brasil precisa explorar melhor a disponibilidade do material no país. “A gente importa da China produtos fabricados com bambu, sendo que aqui temos essa matéria-prima sobrando. O Brasil é o país que mais pesquisa a utilização do bambu em todo o mundo.

Para produzir os quadros de bicicleta, as peças de bambu são encaixadas e coladas. Um dos modelos experimentais que o americano já produziu foi a bicicleta Jaguar, cujo bambu foi pintado com manchas que imitam a pele de uma onça pintada. A ideia de Lima é começar a vender as bicicletas em breve, inclusive modelos infantis.

Reaproveitamento de materiais – Além de trabalhar na produção das bicicletas com quadro de bambu, Lima também se dedica à fabricação de móveis de paletes, estrados de madeira, metal ou plástico que são utilizados para movimentação de cargas. O material também é usado na construção de bicicletários. Alguns deles estão instalados em estabelecimentos comerciais de Brasília.

Fonte: R7

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização