4 de dezembro de 2024
Raiza Goulão na CIMTB Levorin - Foto: Bruno Senna / CIMTB

Isabella Lacerda e Raiza Goulão disputam Copa do Mundo de MTB

Ciclistas da Shimano, mais bem colocadas do País no ranking mundial, estão em Nove Mesto na Moravia (República Tcheca), onde disputarão a terceira etapa da competição internacional

Isabella reconhece a pista
Isabella reconhece a pista

A agenda das ciclistas Isabella Lacerda (LM/Shimano) e Raiza Goulão (Soul Riders) está repleta de provas importantes neste mês de maio. Logo após a participação na Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, em São João del-Rei (MG), entre 16 e 18, as atletas Shimano embarcaram para a Europa, onde participarão de duas competições. A partir desta sexta-feira até domingo (23 a 25), estarão na República Tcheca para a terceira etapa da Copa do Mundo de MTB Cross Country (UCI World Cup XCO/XCE). No fim de semana seguinte, de 30 de maio a 1º de junho, disputarão a quarta etapa, na Alemanha. As três competições contam pontos para o ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional), que definirá as vagas nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Ambas irão para as provas da Copa do Mundo embaladas por bons resultados na atual temporada e com os melhores equipamentos para o Mountain Bike. Enquanto Isabella Lacerda soma em 2014 dois títulos importantes, Taça Brasil de Cross Country e etapa de abertura da Copa Internacional Levorin de MTB, Raiza Goulão foi a melhor brasileira em duas competições internacionais, os Jogos Sul-Americanos em Santiago (Chile) e o Pan-Americano de Barbacena (MG), além de acumular o vice-campeonato da CIMTB Levorin, no último domingo (18). Na competição chilena Raiza foi medalha de bronze e no Pan garantiu a nona colocação da prova que reuniu as melhores ciclistas das Américas.

Raiza Goulão na CIMTB Levorin - Foto: Bruno Senna / CIMTB
Raiza Goulão na CIMTB Levorin – Foto: Bruno Senna / CIMTB

Neste fim de semana as disputas serão em Nove Mesto na Moravia, na República Tcheca. Sexta-feira será o dia do Sprint Eliminator (XCE), prova de explosão em uma pista reduzida. A tomada de tempo será às 4h30 (horário de Brasília) e as finais a partir das 12h. O sábado ficará reservado para os treinos e no domingo as provas oficiais, às 6h (Brasília) da Elite Feminina e às 9h30 da Elite Masculina. As finais, do XCE e XCO, terão transmissão ao vivo pelo site da Red Bull Bike.

Nesta quarta-feira (21), as ciclistas Shimano realizaram os primeiros treinos no local da prova. “A pista aqui na República Tcheca é bastante técnica. Tem muitas raízes de árvores e o chão, em boa parte, é bem fofo. Vários rock gardens (jardins de pedra), e alguns deles são em subidas. É nessas horas que vemos como nossos componentes e equipamentos fazem a diferença. É bem diferente do que estamos acostumados, por isso gostei muito e tenho certeza de que será uma experiência incrível na minha carreira”, avalia Isabella.

“O circuito é muito bom tecnicamente. É difícil encontrar algo parecido no Brasil. Tem uma sessão de saltos, os chamados doubles, muito complicada. A pista é dura e tem muitas subidas, o que não é meu estilo, mas será bom como aprendizado”, comenta Raiza. “Porém, ao mesmo tempo que tem essas dificuldades, estou achando muito legal, porque você não se cansa de andar. Claro que exige preparo físico, mas dá vontade de ficar pedalando no circuito o dia inteiro. Meu resultado na prova vai depender de uma boa largada. Com certeza vou fazer meu melhor”, completa.

Rock Garden no circuito em Nove Mesto na Morávia
Rock Garden no circuito em Nove Mesto na Morávia

Ciclistas são destaques do Brasil no Ranking UCI – A goiana Raiza Goulão, de Pirenópolis, é atualmente a melhor ciclista da América do Sul no Ranking mundial (UCI) do Cross Country. Na última atualização em 29 de abril. Raiza aparece na 39ª posição, com 586 pontos. A mineira Isabella Lacerda, de Itaúna, é a 43ª, com 532. A liderança é da italiana Eva Lechner, seguida por Tanja Zakelj (Eslovênia) e Jolanda Neff (Suiça).

Isabella e Raiza, das equipes LM/Shimano e Soul Riders, respectivamente, são integrantes do Shimano Sports Team, grupo de 28 atletas das modalidades BMX, Ciclismo de Estrada, Ultraciclismo, Mountain Bike Cross Country, Downhill e Enduro, além de Triatlo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização