22 de junho de 2024
Triatleta analisa a bike que vai utilizar nos treinos - Foto: Alex Okazakaki/Shimano

Ironman Brasil: Favorita ao título, Sofie Goos tem bike extraviada

Triatleta belga, vencedora na edição 2012 da prova, teve a bike extraviada em Londres e treinou na tarde desta quinta-feira com modelo cedido pela Shimano e BMC

Triatleta analisa a bike que vai utilizar nos treinos - Foto: Alex Okazakaki/Shimano
Triatleta analisa a bike que vai utilizar nos treinos – Foto: Alex Okazakaki/Shimano

A belga Sofie Goos definiu duas metas para 2014: conquistar o bicampeonato do Ironman Brasil e vencer o Ironman de Copenhagen, na Dinamarca, em agosto. A primeira meta está próxima e a disputa está marcada para este domingo, em Florianópolis. Mas um problema com a companhia aérea poderá atrapalhar seus planos. Sua bike e alguns equipamentos foram extraviados em Londres e ainda não chegaram à capital catarinense.

A British Airways prometeu entregar tudo até esta sexta-feira, mas uma solução improvisada ajudou Sofie a treinar na tarde desta quinta-feira. Pela manhã, ela fez um treino de natação e à tarde conseguiu fazer um giro de uma hora com uma bike emprestada por seus patrocinadores, a Shimano e a BMC.

Shimano no Expo Ironman - Foto: Alex Okazakaki/Shimano
Shimano no Expo Ironman – Foto: Alex Okazakaki/Shimano

A Shimano está participando da Expo Ironman e também montou uma casa em Jurerê Internacional para mostrar aos participantes suas novidades tecnológicas, justamente com apoio das bikes BMC. No local foi disponibilizado também estrutura de apoio técnico e mecânico aos atletas-clientes das duas empresas. Sabendo da dificuldade, os executivos da empresa japonesa chamaram Sofie em seu show room, enquanto montavam, com a ajuda da BMC, uma bicicleta de treino formatada especificamente de acordo com tamanho e peso da triatleta belga.

“A BMC tinha um modelo apropriado para a Sofie e colocamos no quadro rodas e câmbios DuraAce. Com calma, fizemos a adaptação dela ao equipamento e também demos uma sapatilha Shimano para que ela conseguisse treinar nesta tarde”, explicou Rogério Tancredi, coordenador de trade marketing da Shimano.

Sofie treina com a equipe da BMC - Foto: Alex Okazakaki/Shimano
Sofie treina com a equipe da BMC – Foto: Alex Okazakaki/Shimano

A equipe da BMC saiu com a triatleta e giraram cerca de uma hora pela área de Jurerê. “Fiquei muito agradecida pelo apoio que recebi até de forma inesperada, pois nem cheguei a pedir ajuda”, contou Sofie. Mesmo feliz pela ajuda, ela está ansiosa para resolver a questão com sua bike. Porém, em paralelo, a BMC e a Shimano já trabalham em um plano B.

“Estamos trazendo de São Paulo um equipamento exatamente do tamanho da Sofie e se sua bike não chegar, terminaremos de montar junto com a Shimano um modelo idêntico ao dela para que possa competir com a melhor condição no domingo”, garantiu Flávio Magtaz, diretor da BMC.

Independente destes problemas, Sofie afirmou que está em ótimo momento e fez preparação específica para o Iroman Brasil nas últimas semanas, na Espanha. “Fui vice-campeã do 70.3 de Mallorca e aproveitei para treinar para Florianópolis. Sei que a prova aqui é bem dura, mas estou preparada e quero muito ser bicampeã”, contou. Neste ano, Sofie venceu no Texas e foi vice-campeã em Porto Rico, também na medida 70.3.

Fábio Carvalho e o grupo de treino de bike - Foto: Alex Okazakaki/Shimano
Fábio Carvalho e o grupo de treino de bike – Foto: Alex Okazakaki/Shimano

Fábio Carvalho comanda treino – Pouco antes de Sofie chegar à Shimano House, o triatleta Fábio Carvalho saiu com 10 ciclistas para o primeiro treino de bike que ele comandará em Florianópolis.

Em um bom ritmo, o grupo seguiu para Daniela, aproximou-se da rodovia principal que liga a praia ao centro, foi para Jurerê e voltou para Jurerê Internacional, num trajeto de 30 quilômetros, percorridos em uma hora.

Nesta sexta-feira, o tricampeão do Troféu Brasil coordenará mais dois treinos aos triatletas interessados: das 8 às 10, bike e das 15 às 17 horas, corrida.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização