22 de junho de 2024

Crossmax XL WTS, o novo sistema combinado de rodas-pneus da Mavic

Mavic Crossmax XL WTS

Novo conjunto de rodas foi concebido para funcionar em conjunto com pneus específicos, para máxima eficiência

A marca francesa Mavic apresenta ao mercado um novo conceito de integração entre rodas e pneus. Trata-se da Mavic Crossmax XL WTS, um sistema de rodas/pneus (Wheel Tyre System) que trabalham em conjunto de forma otimizada, especialmente indicado para mountain bikers praticantes de Enduro, que procuram por rodas resistentes e leves. Diferentemente das rodas Crossmax Enduro WTS lançadas no ano passado e dirigidas a usuários exigentes e competidores da modalidade, as nuevas Crossmax XL WTS chegam ao mercado para satisfazer as necessidades de todos os entusiastas do Enduro que necessitem de rodas resistentes, porém leves.

A pesar de oferecer uma maior versatilidade, as novas Mavic Crossmax XL WTS foram desenhadas sob a estreita colaboração do ciclista profissional francês Jerome Clementz, que participou exaustivamente do seu desenvolvimento. O resultado não poderia ser outro que um conjunto de rodas / pneus versátil e confiável, capaz de resistir às condições mais adversas de pilotagem e durabilidade.

Apesar de poderem ser utilizados separadamente, as rodas e os pneus Mavic Crossmax XL WTS foram desenvolvidos para otimizar sua performance quando utilizados em conjunto. As rodas possuem um perfil de aro em forma de “V” com um diâmetro interno de nada menos que 23mm, uma tendência atual para rodas na modalidade Enduro. O grande trunfo da Mavic foi aumentar esse diâmetro sem comprometer o peso final, além de aumentar a rsistência e a durabilidade.

As rodas do novo sistema utilizam um enraiamento de 24 raios, com cubos bastante similares aos de sua irmã Crossmax Enduro WTS. As novas rodas fazem uso das tecnologias de ponta do fabricante francês, como a roda livre ITS-4, além de serem compatíveis com pneus tubeless (UST). Confira suas especificações:

  • 26 Polegadas –  peso das rodas: 1.660 gramas (790g  para a roda dianteira e 870g para a traseira). Compatível com eixos de 9,15 e 20 milímetros (dianteira) e de 9×135, 12×135 e 12×142 milímetros (traseira). Núcleo SRAM XD opcional.
  • 27.5 Polegadas –  peso das rodas: 1.710 gramas (815g para a roda dianteira e 895g  para a traseira). Compatível com eixos de 9,15 e 20 milímetros (dianteira) e de 9×135, 12×135 e 12×142 milímetros (traseira). Núcleo SRAM XD opcional.
  • 29 Polegadas –  peso das rodas: 1.780 gramas (850g para a roda dianteira e 930g  para a traseira). Compatível com eixos de 9,15 e 20 milímetros (dianteira) e de 9×135, 12×135 e 12×142 milímetros (traseira). Núcleo SRAM XD opcional.

Completando a integração do conjunto, temos os novos pneus Mavic Crossmax Quest. Estes pneus, desenvolvidos para trabalharem de forma otimizada com as rodas Crossmax XL, oferecem o melhor rendimento em todo tipo de condições. Estão disponíveis unicamente no diâmetro de 2.4″ (2.35″ em rodas 29 polegadas):

  • 26″x 2.4″: 690 gramas
  • 27.5″x 2.4″: 780 gramas
  • 29″x 2.35″: 810 gramas

Mavic Crossmax XL WTS

O novo sistema rodas / pneus Mavic Crossmax XL WTS serão disponibilizados no mercado a partir de julho, nas três opções de aro disponíveis no mercado (26, 27.5 e 29 polegadas), ao preço aproximado de 1.170 dólares (jogo de rodas + pneus).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização