29 de abril de 2024

M1 Secede, a e-bike que se divide ao meio quando não está em uso

A M1 Secede tem o quadro em fibra de carbono
A M1 Secede tem o quadro em fibra de carbono

Apresentada ao mundo pela primeira vez na edição do ano passado da Eurobike, a e-bike urbana M1 Secede destacou-se entre as demais concorrentes pelo seu design diferenciado e elegante, além de uma particularidade: sua capacidade de dividir-se em duas metades, facilitando assim sua armazenagem e transporte.

A bicicleta é construída na Alemanha pela empresa M1, especializada na construção de componentes em fibra de carbono – em sua carteira de clientes, encontram-se as super exigentes BMW, Audi e Mercedes, entre outras.

A Secede utiliza um motor de 500 watts instalado no cubo traseiro, alimentado por uma bateria Panasonic de 36 volt/9.5 amperes, de lítio-íon, camuflada no para-lamas traseiro. Este motor proporciona uma aceleração rápida e sem atrasos, além de ser suave e consistente.

Trata-se de uma bicicleta pedal-assistida (pedelec), o que significa que o motor não trabalha sozinho, mas adiciona potência à pedalada. O fator de assistência é determinado pelo ciclista através de um console instalado no guidão, que se comunica com o motor via tecnologia ANT wireless.

Para melhorar o conforto da pedalada, a Secede utiliza um garfo amortecedor Rock Shox Recon RL a ar, além do grupo transmissor SRAM X9 e freios a disco hidráulicos Avid Elixir.

Robert Wittman, presidente da M1, com a Secede desmontada
Robert Wittman, presidente da M1, com a Secede desmontada

A autonomia da Secede é de até 64km por carga de bateria, dependendo do estilo da pedalada. A versão que será comercializada na Europa possui a velocidade máxima de 45 km/h. já as versões vendidas no mercado norte-americano terão um limitador de velocidade para poderem se adequar às normas de trânsito para e-bikes daquele país.

Uma característica que a diferencia das demais e-bikes urbanas do mercado é a sua capacidade de dividir-se, para facilitar a armazenagem e transporte. O sistema utiliza uma simples blocagem localizada no tubo inferior para separar as duas metades da bike. Desta forma, é possível inclusive guardá-la em uma mala comum, sem a necessidade de se utilizar um mala bike.

O peso total da M1 Secede é de 23 kg e seu preço nos Estados Unidos é de 6.595 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização