23 de junho de 2024

Ingleses criam a XploreAir Paravelo, uma bicicleta voadora

Paravelo

Equipamento é um misto de bicicleta dobrável com trailer, paraglider motorizado e tenda de camping

Paravelo

Fundada por Yanish Read e John Foden, dois jovens empreendedores ingleses apaixonados por aviação e ciclismo, a XploreAir é dedicada ao desenvolvimento de máquinas voadoras, combinando tecnologias existentes com a arte de voar. Atualmente, o principal produto da empresa é o X1 Paravelo, um veículo que é um híbrido de paraglider motorizado e bicicleta dobrável. Esta extraordinária bicicleta vem acoplada a um trailer impulsionado por um hélice motorizado e um paraglider.

A Paravelo pode ser utilizada como bicicleta dobrável convencional, que pode ser facilmente guardada em qualquer apartamento ou transporte público como metrô ou ônibus, facilitando a mobilidade de seu usuário.

ParaveloAlém disso, pode ser utilizada acoplada a seu trailer no solo, ou mediante o uso de seu glider/motor, no ar, em altitudes de até 1.200 metros de altura, onde pode atingir a velocidade máxima de 40km/h.

De acordo com os jovens projetistas, o veículo é extremamente fácil de se pilotar, embora ressaltem que não é aconselhável voar no Paravelo sem formação e licença de voo adequada.

Atualmente, a produção comercial do X1 Paravelo está atrelada ao levantamento de fundos através campanha de crowdfunding na página do Kickstarter. A meta é comercializar o Paravelo pelo preço de 16.700 dólares.

Curiosidade

A XploreAir está localizada em Kingston-upon-Thames, próxima a Londres. Fica a dois minutos de caminhada da fábrica Sopwith Aviation Company, que durante a I Guerra Mundial produziu para a Royal Air Force o avião Sopwith Camel, considerado um dos melhores aviões de caça da época. Um desses aviões foi utilizado por Arthur Roy Brown, conhecido por ter derrubado o avião de Manfred von Richthofen, o célebre Barão Vermelho.

Vídeo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização