12 de junho de 2024

Empresa cria a primeira roda para mountain bikes impressa em 3D

Uma nova tecnologia de impressão 3D promete revolucionar o desenvolvimento de novos modelos de bicicletas e componentes para os próximos anos. Trata-se da Rapid Structural Replication, também conhecida como 3DRSR. Este processo permite alto índice de produtividade, aliado a baixos custos de produção de peças estruturais ocas a partir de matérias-primas sintéticas (composites). 

RodinUma pequena empresa norte-americana, a Rodin Wheels apostou na tecnologia e reivindica o privilégio de ser o primeiro de rodas para mountain bike impressas em 3D em uma única peça.

As rodas Rodin são construídas em um composite especial utilizado pela indústria aeroespacial, rigido e resistente o suficiente para, segundo o fabricante, resistir a todos os rigores das trilhas mais técnicas do mountain bike. Além disso, o material é bastante leve, resultando em um peso final de 1,8kg (par de rodas completo).

RodinPor não utilizar raios e ser construída em uma única peça, as rodas Rodin dispensam a necessidade de alinhamento, graças ao alto índice de memória molecular do material empregado. Isto, aliado à construção geométrica em uma estrutura oca sem colas ou soldas, faz com que as rodas sempre retornem ao seu alinhamento original, mesmo após um número ilimitado de impactos. Em outras palavras, as rodas jamais empenam.

Além disso, sua construção em um único bloco sem raios metálicos virtualmente elimina a possibilidade de furos de câmaras de ar causados por snake bites.

As novas rodas Rodin possuem o aspecto similar às rodas da marca Spin, popularizadas nos anos 90 pela lenda do mountain bike, Hans Rey (essas rodas podem ser vistas na cadeira de rodas do protagonista do filme Avatar). Será oferecidas em quatro opções de cores (verde, cinza, branca e preta) apenas no formato 26 polegadas (a Rodin Wheels informa que outros formatos serão disponibilizados em breve).

Rodin

Atualmente, a Rodin Wheels está a procura de financiamento para produzir comercialmente suas rodas. Para isto, iniciou uma campanha de arrecadação de fundos no Kickstarter, onde pretende arrecadar a soma de 90 mil dólares para viabilizar a produção.

De acordo com o fabricante, o preço de venda das rodas Rodin será de 400 dólares, preço bastante competitivo em relação aos concorrentes atualmente no mercado.

Vídeo:

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização